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arrow_back Aula 11 - O Game Controller e a Transição Entre Cenas

Apresentação

Fala, galera! Tudo certo? Chegamos ao último terço de nossa disciplina e já temos um joguinho bem legal desenvolvido. Entretanto, precisamos adicionar ainda algumas funcionalidades para o jogo ficar completinho, assim como dissemos que seria desde o começo!

Já temos um personagem animado navegando por um cenário bem legal, onde há desafios diversos. Esse personagem, no entanto, ainda se perde em alguns buracos que colocamos pelo cenário. Melhor alterar isso, não é? Na aula de hoje, aprenderemos a alternar entre cenas no nosso jogo e poderemos, uma vez que o personagem caia no buraco, reiniciar a cena.

Esse reinício, é claro, custará uma das tentativas, correto? Não podemos deixar o nosso jogo correr para sempre! É necessário, então, conheceremos o componente Game Controller, responsável por armazenar dados gerais do jogo e facilitar a transição entre cenários, fazendo exatamente o que o seu nome diz – controlando o jogo.

Com esse controle de vidas, além de reiniciarmos nosso nível, aprenderemos a passar a uma tela de Game Over, ou mesmo a uma outra fase, caso o personagem consiga chegar até o final inteirinho. Bacana, não? Adicionaremos, também, duas novas animações ao nosso personagem relativas aos dois novos comportamentos que adicionaremos ao jogo: uma celebração para quando finalmente chegarmos ao IMD e um fim não tão feliz para quando cairmos no buraco.

Muitas coisas interessantes, como precisam ser, agora que já temos bastante conhecimento em nosso motor de jogos e podemos avançar satisfatoriamente com o nosso projeto. Animados? Eu estou! Vamos lá!

Objetivos

Ao final desta aula, você deverá ser capaz de:

  • Utilizar o SceneManager para navegar entre cenas no Unity;
  • Utilizar um Game Controller para controlar o seu jogo;
  • Manter objetos vivos entre cenas e reaproveitar objetos já criados.

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