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arrow_back Aula 11 - O Game Controller e a Transição Entre Cenas

3. O Game Controller

3.4 Criando a Cena de Game Over e Adicionando-a ao Build

A criação de novas cenas não é nenhuma novidade para nós. Já fazemos isso desde a Aula 01 e não tem nenhum mistério. É necessário atentarmos, no entanto, para um outro detalhe importante relativo ao momento no qual passamos a lidar com múltiplas cenas em um mesmo projeto: precisamos que todas as cenas ativas sejam adicionadas ao Build para serem compiladas com sucesso e poderem ser acessadas quando forem chamadas!

A fim de fazer isso, basta clicar em File -> Build Settings, ou utilizar o atalho (Ctrl + Shift + B). Desse modo, uma tela com algumas configurações de compilação será exibida. A compilação de jogos e os diferentes Build Targets serão assuntos de nossa Aula 15, então não os detalharemos agora. O que precisamos atentar, nessa tela, é em relação às cenas presentes no build. Inicialmente, essa lista deve estar vazia. Clicando no botão Add Open Scenes, a cena atual deve ser colocada na lista, com o índex 0, indicando que é a primeira cena a ser carregada quando o jogo for iniciado. Veja na Figura 9.

Build Settings com a cena atual adicionada.

Agora que já temos a cena inicial na lista, podemos fazer o mesmo processo para a cena de Game Over. Para tanto, antes, temos de criá-la! Salve as alterações feita em sua cena e vá até o menu File -> New Scene, a fim de criar uma nova cena. Após criá-la, salve-a, com o nome GameOver, em nossa pasta de Scenes, dentro dos Assets. Feito isso, abra novamente a tela da Figura 9 e adicione a cena ao Scenes in Build.

Perceba que há mais de uma maneira de fazer isso. Também é possível navegar nos assets até a pasta de Scenes e, então, clicar e arrastar os arquivos de cena para a janela mostrada na Figura 9, de modo a adicionar, também, as cenas ao build.

Com isso, já conseguimos, ao perder três chances em nossa cena inicial, ir até a cena de Game Over. Essa cena, por enquanto, é apenas uma cena vazia. Veremos como mudar isso na próxima aula, na qual estudaremos as interfaces gráficas no Unity.

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