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arrow_back Aula 11 - O Game Controller e a Transição Entre Cenas

Resumo

Na aula de hoje, adicionamos duas novas animações ao nosso personagem. Essas animações foram utilizadas em situações de encerramento da fase e, por isso, foram adicionadas ao controlador sem qualquer transição entre elas e os outros elementos.

Em seguida, criamos um objeto responsável por fazer a parte inferior da fase e adicionamos a ele um script capaz de detectar a queda do personagem e, então, ativar uma quebra, que inclui animação, perda de vida e reinício do nível.

O reinício do nível, a contagem de vidas e a passada de fases ao chegar ao final do nível foram todos comportamentos também adicionados na aula de hoje através da criação de um objeto bem especial, chamado GameController. Vimos, também, a importância de esse objeto ser um Singleton, para o caso do nosso jogo, e aprendemos como implementar esse padrão no Unity.

Por fim, criamos duas novas cenas e navegamos entre elas utilizando o SceneManager, componente do Unity responsável por lidar com troca de cenas e de informações sobre a cena atual. A cena de GameOver, no entanto, ficou vazia e será populada na próxima aula, quando estudarmos as interfaces gráficas no Unity. Até lá!

Ah! O projeto desenvolvido pode ser obtido aqui!

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