Cursos / Jogos Digitais / Criação de Personagens e Narrativas de Jogos / Aula
Para a elaboração desta aula foram utilizadas várias fontes bibliográficas, de uma maneira ampla. Mas, obviamente, cada aluno tem interesses diferentes uns dos outros. Por isso seguem algumas leituras complementares que poderão contribuir para se aprofundar em determinados assuntos, de acordo com seu interesse, diferenciando-o dos outros. Uma boa dica consiste em acrescentar estes textos à sua biblioteca.
No final dos anos 1990, a professora Janet Murray publica um dos livros mais importantes na área de narrativas digitais. Ela explica em detalhes vários conceitos importantes e faz algumas apostas para o (nosso) futuro interativo. Não deixe de ler: MURRAY, Janet. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Unesp, 1997 .
A tese de doutorado do professor Vicente Gosciola traz importantes considerações sobre roteiro para hipermídias: GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para novas mídias: do game à TV interativa. São Paulo: Senac, 2003.
E, obviamente, não deixe de jogar estes importantes jogos, prestando muita atenção nos tópicos abordados nesta aula:Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados