Narrativas Digitais

Este terceiro tipo de narrativa interativa apresenta o próprio ambiente do jogo como espaço de condução e vivência. Com essa solução, o game não se afasta do jogador, envolvendo-o em uma catarse imersiva por meio dos detalhes do cenário, pelo som e mesmo através da jogabilidade.

[Half Life] se apresentava como uma experiência contínua, sem "sair" da visão em primeira pessoa do protagonista [...] Em Bioshock, o estilo é utilizado [...] para tornar a interação com o ambiente e os personagens que o habitam mais imediata e impactante [...e em Call of Duty 4,] é utilizado de modo a fragilizar o jogador [...] e também para tornar mais realista o contexto de guerra. (FERREIRA, 2008)

Figura 07 - Screenshot de Bioshock (2K Games, 2007).
Screenshot de Bioshock (2K Games, 2007).
Fonte: Bioshock. 2K Games. 2007. Divulgação. (https://www.flickr.com/photos/bagogames/14680586654. Acesso em: Acesso em 05/01/16)

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A catarse pode acontecer em diversas situações, desde momentos religiosos até a contemplação das obras de arte. Em sua Poética, Aristóteles define a catarse como a purificação das almas através de uma reação emocional provocada por um drama. Todos nós conhecemos aquelas pessoas que estão tristes, ao assistir a um filme choram durante ele, e após isso sentem-se melhores. Ou ainda pessoas que estão com raiva e “descarregam” essa raiva ouvindo músicas muito barulhentas e, assim, sentem-se mais calmas. Esses são exemplos comuns de catarse.