Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Jogos Digitais / Matemática Aplicada a jogos / Aula
A soma de um vetor →u=(a1,b1) com um vetor →v=(a2,b2)é definida por
Note que o símbolo utilizado para a soma de vetores e de escalares é o mesmo, o sinal de +. Além disso, a soma que aparece nos parênteses é uma soma de escalares, com a qual estamos acostumados a trabalhar.
Para entendermos bem o significado geométrico da soma de dois vetores devemos encará-los como uma sequência de deslocamentos. Considere, por exemplo, os dois vetores →v=(1,3) e →u=(2,1). A soma desses dois vetores será o vetor →v+→u=(1+2,3+1)=(3,4).
Para somar os deslocamentos podemos posicionar uma seta na ponta da outra, e assim obter o vetor soma, como mostrado abaixo:
Outra maneira de enxergar geometricamente o vetor soma é posicionando as duas setas a partir de um mesmo ponto, como na Figura 10.
Dessa forma, o início da seta que representa o vetor soma ficará no ponto de partida de ambos os vetores que estão sendo somados. Para encontrar o local exato da ponta da seta utilizamos a chamada regra do paralelogramo, que consiste em traçar cópias dos vetores u e v formando um parelelogamo, como mostrado na Figura 11.
Após desenhado o paralelogramo, basta agora posicionar a seta que representa a soma dos vetores. Essa seta deve terminar no vértice do paralelogramo que é oposto ao ponto de partida dos vetores. Veja a Figura 12.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados