Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Jogos Digitais / Matemática Aplicada a jogos / Aula
A última operação entre vetores que trataremos nesta aula é o produto vetorial. Esse produto só é definido para vetores de três dimensões, vetores que “moram” no espaço tridimensional em oposição aos vetores que “moram” no plano com os quais trabalhamos ao longo desta aula.
Além disso, o produto vetorial resulta em um vetor e não é comutativo, ao contrário do produto escalar. Este também é conhecido como cross product pelo símbolo que o representa: um × entre os vetores.
Definimos o produto vetorial entre →u=(a1,b1,c1) e →v=(a2,b2,c2) como
Por exemplo, se →u=(1,2,0) e →v=(−1,1,3),
O produto vetorial é anticomutativo, ou seja,
Vamos, então, calcular →v×→u para os vetores do primeiro exemplo:
O produto vetorial entre →u e →v resulta em um vetor que é perpendicular a ambos os vetores →u e →v e cuja magnitude
onde θ é o ângulo entre os vetores, como podemos ver na Figura 22.
A norma do vetor →u×→v resulta exatamente na área do paralelogramo formado com dois lados →u e dois lados →v, como na Figura 23.
Sabemos que a área desse paralelogramo é igual à norma de →v vezes h. Podemos encontrar o valor de h considerando o triângulo retângulo cuja hipotenusa é →u.
Então a área do paralelogramo é
Ao definir produto vetorial afirmamos que o vetor resultante do produto →u×→v é perpendicular a →u e a →v. Mas em que sentido deve apontar o vetor →u×→v?
Para decidir qual o sentido do vetor resultante utilizamos a chamada regra da mão direita.
A primeira coisa a se fazer é alinhar os dois vetores u e v partindo do mesmo ponto, como na Figura 24.
A seguir, alinhe sua mão direita na direção do vetor u com as pontas dos dedos voltadas para o sentido em que aponta o vetor →u e a palma da mão como se dela saísse o vetor →v. O seu polegar estará apontando no sentido do vetor →u×→v. Veja a Figura 25.
Lembre-se de usar sempre a mão direita! Caso contrário, você encontrará um vetor que aponta no sentido oposto ao sentido correto.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados