Cursos / Jogos Digitais / Matemática Aplicada a jogos / Aula

arrow_back Aula 04 - Vetores, Operações e suas Interpretações Geométricas

1. O que é um vetor?

O conceito de vetor encontrado nos livros de matemática, especialmente nos livros de Álgebra Linear no ensino superior, é um conceito bastante abstrato descrito através de propriedades que esses objetos possuem. O nosso objetivo nesta aula é nos ater a interpretação geométrica que podemos atribuir a esses objetos abstratos. Diremos, então, que um vetor é uma lista de instruções que nos dá uma direção, um sentido e uma intensidade.

Representamos um vetor, como mostrado na Figura 1, por uma seta. O que chamamos de direção do vetor pode ser descrito como a reta sobre a qual ele está posicionado. Já a ponta da seta nos indica o seu sentido. Por fim, sua intensidade é representada pelo comprimento da seta.

Representação de um vetor

Podemos dizer que o vetor da Figura 1 tem direção vertical, sentido de baixo para cima e intensidade igual ao comprimento da seta que o representa.

Se posicionarmos o início da seta que representa esse vetor na origem do plano cartesiano, as coordenadas cartesianas do ponto onde a seta termina nos darão a representação algébrica do vetor. Na Figura 2 logo mais abaixo, por exemplo, as coordenadas do ponto $B$ representam o vetor. Utilizaremos a seguinte notação para representar o vetor $\vec{u}$ :

$\vec{u}= \left[ 1.44 ~~ 1.7\right]$,

onde os números $1.44$ e $1.7$ são as componentes do vetor. Existem outras maneiras de representá-los, inclusive com as componentes apresentadas na vertical, como abaixo:

$\vec{u} = \left[\begin{array}{cc} 1.44 \\ 1.7 \end{array} \right]$,

ou ainda como um simples par ordenado:

$\vec{u} = (1.44, 1.7).$

Quando representamos o vetor com suas componentes na horizontal, podemos nos referir a ele como vetor linha. Com as componentes na vertical podemos chamá-lo de vetor coluna.

Algumas notações importantes

Utilizamos letras minúsculas para representar números (escalares):

$a=2$ e $x=5$

Utilizamos letras maiúsculas para representar pontos:

$A= (a_x, a_y)$

Utilizamos letras minúsculas com uma pequena seta para representar vetores:

$\vec{u}= \left[ 1.44 ~~ 1.7\right]$

Em alguns contextos os vetores podem também ser representados com letra minúscula em negrito:

$\textbf{u} = \left[ 1.44 ~~ 1.7\right] $

A utilização correta dessas notações é muito importante para não gerar ambiguidades. Como um vetor e um ponto podem ser representados da mesma forma, muitas vezes o que definirá qual objeto está representado é a notação utilizada para representá-lo.

$B= (1.44, 1.7)$ é um ponto no plano cartesiano enquanto $\vec{u}= (1.44, 1.7)$ é um vetor no plano.

Vetor $\vec{u}= (1.44, 1.7)$  e ponto  $B= (1.44,1.7)$

Um fato muito importante sobre os vetores é que eles não estão associados a uma posição fixa no plano. As coordenadas do ponto $B$ são suficientes para designar um vetor com a intensidade, direção e sentido do vetor $\vec{u}$, independentemente de onde ele está posicionado.

Na Figura 3, o vetor $\vec{u_1}$ é uma réplica do vetor $\vec{u}$ posicionada fora da origem. Para encontrar a representação do vetor $\vec{u_1}$ é necessário subtrair das coordenadas do ponto $B_1$ as coordenadas do ponto $A_1$.

Temos, então, que

$\vec{u_1} = (2.5 - 1.06, 1.96 - 0.26) = (1.44, 1.7)$

Os vetores $\vec{u}$ e $\vec{u_1}$ têm a mesma direção, apontam no mesmo sentido e possuem a mesma intensidade e, por esses motivos, possuem a mesma representação. Na Figura 3 eles estão apenas representados em locais distintos, mas, na essência, são exatamente o mesmo vetor.

Em física, os vetores são largamente utilizados para representar grandezas. A força, por exemplo, é uma grandeza vetorial, assim como a velocidade. Ela exige a especificação de uma intensidade, uma direção e um sentido para estar completamente descrita.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados