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Jogos de estratégia são jogos focados na administração de recursos e unidades dentro do espaço do jogo para atingir um objetivo específico, valorizando a tomada de decisão e a capacidade de leitura do estado do jogo. Esses jogos costumam ser divididos em vários subgêneros, tendo como principais fatores de divisão a questão de serem mais voltados à estratégia ou à tática, e se são jogados em tempo real ou em turnos.
Jogos em turnos tendem a dar mais tempo para o jogador avaliar a situação e tomar uma boa decisão (para o conjunto de informações que lhe é conhecido!). Jogos em tempo real forçam o jogador a tomar decisões em um espaço de tempo mais curto e adicionam uma pressão extra no jogador.
Jogos focados na tática concentram-se em problemas de posicionamento tático e uso de unidades com recursos específicos para solucionar uma situação de combate. Esses jogos dão um valor maior às unidades que o jogador possui, permitindo até uma customização e evolução dessas unidades. Jogos focados na estratégia adicionam desafios de gestão e construção de recursos pelos quais o jogador pode construir unidades de combate e prédios que lhe dão vantagens específicas no mapa do jogo. Como as unidades podem ser reconstruídas a qualquer momento, o valor individual de cada unidade diminui.
Um dos subgêneros mais famosos dos jogos de estratégia é o 4X - eXplore, eXpande, eXploit e eXterminate. Jogos desse estilo possuem um sistema complexo de elementos e partidas com durações prolongadas, representando uma evolução completa de uma civilização. O jogo acontece em função das quatro ações básicas que nomeiam o gênero: exploração do território, expansão da base ou império do jogador, descoberta e uso de recursos especiais no mapa e extermínio dos concorrentes na partida. É comum que existam múltiplas condições de vitória e que o jogador possa seguir a linha que melhor se adaptar ao seu estilo de jogo para vencer.
Jogos de estratégia em tempo real, ou RTS, são os mais famosos e populares do gênero. Focados em decisões rápidas sobre um cenário em constante mudança, os jogadores devem balancear as ações de coletar recursos, construir prédios, evoluir tecnologias e construir unidades de combate. Saber administrar a hora de atacar e a hora de fortificar uma base é essencial para o sucesso no jogo. As grandes franquias de estratégia, como Warcraft, Starcraft, Age of Empires e Command & Conquer, encaixam-se nesse estilo de jogo.
Jogos de Tática em Tempo Real, ou RTT, são parecidos com os RTS, só que não possuem o elemento de gestão de recursos ou construção de unidades. O jogador começa com um conjunto específico de personagens e deve utilizá-las para alcançar os objetivos. Como o jogador não pode construir novas unidades, cada uma delas tem um valor maior, e o posicionamento e uso de habilidades é crucial para garantir o sucesso no jogo.
Já os jogos de Estratégia baseada em turnos, ou TBS, dão um pouco mais de tempo para o jogador avaliar o estado do jogo e tomar uma decisão, e o jogo prossegue com a alternância de turnos entre jogadores ou entre jogador e computador. Jogos clássicos como Xadrez e Damas pertencem a essa categoria.
Jogos de Táticas baseados em Turnos, ou TBT, são bastante populares, com mecânicas utilizadas em outros gêneros, principalmente no de RPG (Final Fantasy Tactics, Fire Emblem, Tactics Ogre). A ideia é que o jogador possui um conjunto fixo de unidades e deve dispô-las e decidir suas ações a cada turno, de forma a resolver um cenário de combate proposto. Recentemente, grandes clássicos desse gênero tiveram versões novas, como a série XCOM. Joguem, é muito bom!
Um gênero que tem ganhado destaque dentre os jogos de estratégia é o Tower Defense, nele o jogador estabelece uma linha de defesas para proteger um território e impedir que uma horda de adversários destrua sua base. Esse tipo de jogo é focado no posicionamento de construções (ou unidades), de forma que elas consigam parar ou desviar o fluxo de inimigos. Jogos nos quais o jogador exerce o papel contrário também se enquadram nesse tipo de estratégia, pois ele deve descobrir uma sequência de unidades a ser enviada suficientemente forte para destruir as defesas do adversário.
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