Cursos / Jogos Digitais / Introdução a Jogos Digitais / Aula
Ufa! Quantos gêneros existem, hein? Para ser sincero, não vimos todos, apenas aqueles que se destacam mais! Existem ainda subdivisões específicas com relação ao tipo de ações que se pode fazer no jogo, perspectivas e outros elementos do gameplay.
Mas acho que essa classificação já lhe permite identificar um bom número de jogos, você concorda?
Existem outros tipos de classificação? SIM! Poderíamos, por exemplo, classificar os jogos em função do seu propósito: entretenimento, educacionais, treinamento, exercícios (exergames), propaganda e marketing (advergames), etc… E vamos falar um pouco mais sobre isso quando falarmos sobre Jogos Sérios (confira nas próximas aulas!). Uma classificação pode ser mais adequada dependendo do contexto em que se queira discutir os jogos.
Uma última consideração que gostaria de fazer com vocês: perceberam como existem alguns gêneros que já fogem um pouco do critério de classificação normal, o gameplay? O Survival Horror, o MMO. Esses já levam em conta outros fatores além da forma de se jogar. À medida que os gêneros de jogos começam a se misturar cada vez mais e que a norma-padrão passa a ser os gêneros híbridos, é natural que no futuro se migre para uma outra classificação.
Minha aposta? Com o aumento da importância da temática e da narrativa em jogos, acredito que a classificação utilizada para filmes e livros também seja adotada para jogos. Atualmente já se percebe que esses fatores são utilizados como características importantes e pontos de destaque dos jogos no mercado: um RPG de ficção científica espacial, um jogo de ação em ambientes épicos, por exemplo.
Mas aqui estou apenas filosofando! É esperar para ver o que acontece. De qualquer forma, a taxonomia por gameplay ainda será usada por muito tempo, então trate de se familiarizar com ela, certo?
Até a próxima aula!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados