Cursos / Jogos Digitais / Introdução a Jogos Digitais / Aula

arrow_back Aula 02 - Taxonomia para Jogos

2.3 Ação-Aventura

Esse é o primeiro gênero híbrido a se tornar uma nomenclatura oficial. Atualmente não se vê mais a nomenclatura de novos gêneros nesse estilo, já que o uso de elementos mistos entre gêneros se tornou algo corriqueiro. Os jogos de Ação-Aventura misturam em dose equilibrada o que há de melhor entre os dois gêneros: uma ação frenética de combate balanceada com uma boa dose de exploração do mapa e resolução de enigmas e quebra-cabeças. Esses jogos se caracterizam por uma liberdade maior de navegação no mundo do jogo, tendo como premissa um gameplay menos linear, ou seja, o jogador tem mais liberdade de escolher por onde anda e o que faz.

Em a) temos a série que praticamente iniciou o gênero, <span class='italico'>Zelda</span> (que também é um dos exemplos de RPG com ação, falaremos mais sobre isso na próxima seção!). Em b) , <span class='italico'>Tomb Raider</span> trouxe uma bela combinação de combate e resolução de quebra-cabeças em um belo ambiente 3D (para os anos 90, jovens).

A liberdade de navegação no mapa chegou ao nível em que o jogador tinha liberdade quase completa, gerando um subgênero chamado de Sandbox ou Mundo Aberto: nele o jogador pode vasculhar todo o território sem impedimento (salvo áreas específicas relacionadas à narrativa), e apesar de existir uma história central, o jogador tem total liberdade sobre quando deseja progredir nela. O exemplo clássico desses jogos é a série Grand Theft Auto.

Dos primórdios da série em <span class='italico'>GTA Vice City</span> (a) até jogos mais recentes, como <span class='italico'>GTA V</span> (b) , a liberdade de ações é um dos traços definidores dessa série, que apesar de polêmica em seu tema, trouxe muitos elementos inovadores para o design de jogos.

Outros jogos do gênero Ação-Aventura apresentam um mapa grande e interconectado, porém com diversas barreiras que bloqueiam o acesso do jogador às áreas até que certos itens ou habilidades sejam obtidos. Esses jogos possuem fortes elementos do gênero plataforma e são conhecidos como Metroidvania (nome batizado em função dos jogos Metroid e Castlevania, que definem o formato padrão desses jogos). Normalmente possuem gráficos mais voltados para o retrô, pixelados (aquele visual de jogo antigo!), porém isso não é obrigatório. Recursos comuns nesses jogos são os upgrades e melhoras de equipamentos, também comuns em jogos de RPG.

Em a), um dos jogos responsáveis pela nomenclatura do gênero, o <span class='italico'>Super Metroid</span>. Em b) , um jogo mais recente, <span class='italico'>Guacameele</span>, nele você é um luchador, hombre. Juro, sem guerra! Arriba!

Uma outra categoria de jogos se destacou pelo gameplay voltado à furtividade e à resolução de problemas sem foco no combate direto, sendo o principal elemento do jogo evitar a detecção dos adversários e entrar em confronto direto apenas quando necessário. São os jogos de Stealth, ou furtividade, que possuem como principais representantes as franquias Metal Gear e Assassin’s Creed. Um sucesso ao ser combinado com o mundo aberto, é considerado um dos subgêneros mais populares de Ação-Aventura, permitindo que jogadores abordassem os desafios de várias formas diferentes.

Jogos de <span class='italico'>Stealth</span> são focados em evitar a detecção de inimigos, como podemos ver nos jogos a) <span class='italico'>Metal Gear Solid 3</span> e b) <span class='italico'>Hitman Absolution</span>.

Outro subgênero importante e um dos primeiros a ter seu nome derivado da temática do jogo, e não apenas do gameplay, é o Survival Horror. Popularizado por franquias como Resident Evil e Silent Hill, o jogador é lançado em um ambiente hostil e tem como principal objetivo sobreviver em condições adversas (pouca munição, inimigos poderosos) enquanto resolve os obstáculos para avançar na história. Possuem um foco maior em exploração do ambiente e gestão de inventário (itens que o jogador carrega ao longo do jogo). Alguns jogos do gênero retiram o elemento de combate, dando uma maior sensação de angústia, terror psicológico e impotência para o jogador, que deve se esconder e evitar encontros com os inimigos do mapa se quiser manter todas as partes do corpo mais ou menos intactas!

Em a), temos a franquia que nomeou e popularizou o gênero de Survival Horror, <span class='italico'>Resident Evil</span>. Em b) , o jogo <span class='italico'>Outlast</span>, bem…é melhor correr do que esperar esse rapaz simpático vir conversar!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados