Cursos / Jogos Digitais / Introdução a Jogos Digitais / Aula
Existem também alguns gêneros que têm sua nomenclatura baseada não tanto pelo gameplay, mas por outras características que os tornam únicos. Um exemplo disso são os jogos do gênero MMO - Massive Multiplayer Online: esses jogos normalmente têm outro gênero associado (RPG, FPS, RTS), mas como sua característica principal é a quantidade de jogadores (muitos jogadores interagindo de forma simultânea em um mesmo ambiente) e a plataforma onde ele executa (internet!), isso acaba definindo o gênero em si.
Jogos de MMO tem, além da dificuldade de gestão dos múltiplos usuários, um desafio no quesito de narrativa: como os jogos são feitos para não acabar e têm um foco muito forte na socialização, não existe uma história principal que guia o jogo, mas uma série de eventos e missões para os jogadores realizarem de forma cooperativa.
Um subgênero dos jogos MMO são os jogos de MOBA - Multiplayer Online Battle Arena, que envolve uma disputa entre times (normalmente de 5) em que o objetivo é destruir as estruturas da base do adversário antes que ele destrua a sua base. Esse gênero ganhou grande destaque devido aos campeonatos de esportes eletrônicos, com etapas mundiais chegando a distribuir prêmios milionários!
Outra classificação que não parte tanto do jogo em si, mas do perfil dos jogadores, são os jogos casuais. Esses jogos são pensados para um público-alvo que não joga muito e tendem a ser de fácil acesso, fácil aprendizado e com partidas curtas, que possam ser jogadas em filas de banco ou no percurso para casa (de ônibus! Não jogue dirigindo, pelo amor de Deus!). Jogos casuais que são associados a redes sociais e têm como foco a interação entre usuários são chamados de jogos sociais.
Alguns jogos têm como foco a participação cooperativa de amigos em uma sessão local e são ótimos para reuniões ou ambientes de festa. Esses são os famosos Party Games, muito comuns, principalmente no Nintendo Wii.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados