Cursos / Jogos Digitais / Introdução a Jogos Digitais / Aula

arrow_back Aula 02 - Taxonomia para Jogos

2.2 Aventura (Adventure)

Jogos desse gênero são mais voltados para a história e a exploração do cenário, ocorrendo em um ritmo mais tranquilo, em que o jogo só avança quando o jogador consegue resolver os desafios. Possui um foco maior na resolução de problemas e raciocínio lógico, apelando para um lado mais cognitivo do jogador.

Os jogos desse gênero tiveram sua origem desde os tempos do mainframe com o jogo de nome Adventure, e por isso esse gênero foi batizado com esse nome. Algumas pessoas fazem a tradução do termo para Aventura, o que não é errado, entretanto todo jogo é uma aventura, independentemente de gênero, não é mesmo? Mas como existe essa convenção, vamos segui-la e nos referirmos ao gênero como Aventura, combinado?

Um problema que se tinha nesse gênero era o fator de replay: normalmente só era divertido jogar esses jogos uma vez! Descobertos os segredos dos quebra-cabeças e desvendada a história, existia pouco proveito em jogar uma nova partida, já que tudo se desenrolava da mesma forma. Atualmente, com os novos jogos do gênero, houve uma melhora significativa desse aspecto, já que se utiliza narrativas com múltiplos caminhos, e a história possui diversos finais possíveis! Porém falaremos mais sobre narrativa nas próximas disciplinas do curso (vamos ter uma disciplina só para isso!).

Os primeiros jogos do gênero foram criados em formas de aventuras textuais, com descrições dos locais onde o jogador poderia interagir e uma lista de comandos que poderiam ser executados. Esse formato se dava principalmente pela limitação dos computadores, então mainframes, em executar aplicações gráficas da mesma forma que os arcades faziam.

O primeiro dos jogos do gênero, <span class='italico'>Adventure</span>. O próprio!

Com o tempo, houve a evolução para jogos em modo gráfico. Esses jogos contavam com o uso do mouse para clicar em partes da tela ou objetos específicos e, assim, solucionar quebra-cabeças e realizar interações necessárias para avançar o jogo. Conhecidos notoriamente como Point and Click, esses jogos fizeram grande sucesso em gerações anteriores, porém eram de domínio quase exclusivo dos computadores (era ruim de jogar no controle! Ô sacrifício!).

No estilo Point and Clink vários jogos fizeram época, como a) <span class='italico'>Machinarium</span>, no qual o jogador guiava o simpático robozinho em um mundo futurista, e b) <span class='italico'>Full Throttle</span>, em que o jogador acompanhava as aventuras do motoqueiro durão, Ben.

Outros jogos são mais voltados à exploração do território e/ou resolução de quebra-cabeças. Esses jogos dependem menos do jogador adivinhar em que área deve clicar, e mais na descoberta de qual a sequência lógica de eventos deve ser efetuada para fazer a história do jogo progredir. O jogo Myst, um dos maiores sucessos de vendas do computador, enquadra-se bem nessas descrições.

Jogos baseados na resolução de quebra-cabeças e exploração do território. Em a) temos <span class='italico'>Grim Fandango</span>, conhecido pelo seu humor e quebra-cabeças dificílimos! Em b) , <span class='italico'>Dear Esther</span>, um jogo no qual o jogador deve explorar uma ilha para descobrir a história por trás desse local misterioso.

Outro estilo comum de jogo desse gênero são os Romances Visuais, ou Visual Novels, bastante populares no mercado asiático. As interações do jogo são feitas primordialmente através de diálogos, não havendo navegação livre por um mapa. A narrativa costuma se desenrolar em função de escolhas pontuais do jogador, podendo haver múltiplos finais ou seguir uma estrutura linear.

Exemplos de romances visuais. Em a) temos <span class='italico'>Phoenix Wright</span>, uma franquia de sucesso do Nintendo DS, na qual um advogado novato tem como hábito vencer casos impossíveis. Em b) <span class='italico'>Cradle Song</span>, um jogo que se passa em uma típica escola, de um mundo fantasioso e devastado!

Uma nova vertente do gênero de Aventura que redefiniu esse gênero são as Narrativas Interativas, ou Interactive Movies. Esses jogos são caracterizados por possuírem histórias com um grande número de ramificações, tornando a escolha do jogador mais significativa e impactante no resultado final do jogo. Além disso, com opções de múltiplos finais, passou a ser possível jogar o mesmo jogo várias vezes para explorar todas as opções disponíveis, aumentando o valor de replay do gênero. Outra característica das narrativas interativas foi a adição de uma restrição de tempo para a tomada de decisão: o recurso de Quick-Time Event, em que é apresentado um comando ao jogador e ele deve executá-lo rapidamente, adicionando um elemento de ação ao gênero, atraindo um novo perfil de jogadores.

Jogos no estilo Narrativa Interativa: <span class='italico'>Heavy Rain</span> (a), um dos definidores do gênero e considerados um dos melhores jogos já lançados para consoles. Em b) , o jogo de <span class='italico'>Game of Thrones</span>, nele imagino que independentemente das ramificações, todos os personagens acabam mortos. Ô escritor malvado da peste!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados