Cursos / Jogos Digitais / Introdução a Jogos Digitais / Aula
Jogos de simulação tentam imitar ou emular uma experiência da forma mais realista possível. Eles podem ser simulações de processos, ambientes ou atividades. O nível de realismo da simulação depende do seu objetivo: se for puro entretenimento, são permitidas algumas liberdades e a simulação não precisar ser tão próxima da experiência real. Caso se deseje realizar o treinamento de uma habilidade do jogador ou prover uma experiência o mais próximo possível da vida real, mas de forma segura, então o nível de exigência quanto ao realismo da simulação é maior.
Os jogos de simulação, normalmente, não possuem uma história ou um objetivo final a ser atingido, em vez disso, possui pequenos objetivos que vão orientando a progressão no jogo.
Os jogos de simulação se dividem em subgêneros específicos, de acordo com a atividade ou ambiente simulado. Os mais tradicionais são os simuladores de construção e gestão de recursos: jogos onde você controla um ambiente e deve investir os recursos para fazê-lo crescer de acordo com processos estabelecidos. Esse gênero é composto tanto por jogos de construção de cidades como de administração de governos ou negócios (hospitais, lojas, etc.). Uma vertente nova são os jogos de gestão de esportes, como o Football Manager e o Championship Manager, em que o jogador deve gerenciar os recursos (jogadores) de um time.
Uma variação desse tipo de jogo é quando a gestão é aplicada a seres vivos e não a projetos e ambientes. Esses jogos são chamados de simuladores de vida artificial e podem ir desde o controle de tribos ou grupos, no estilo de jogos denominado God Games, até o controle de um indivíduo ou família, ou simulações biológicas de animais. Essas simulações normalmente consistem em direcionar ações para que os personagens fiquem em um estado equilibrado de necessidades físicas/emocionais.
Um grande subgênero de sucesso são os jogos de esporte, que buscam simular as atividades esportivas favoritas dos jogadores: futebol, basquete, futebol americano, baseball, etc. Esses jogos buscam realismo na movimentação e nas simulações, porém apresentam um esquema de controle que permite ao jogador dominar os recursos do jogo mais facilmente, de forma que ele consiga jogar no mesmo nível do computador sem necessariamente ter que executar instruções complexas ou frustrantes. Esses jogos têm como uma das principais características o realismo físico e a alta qualidade gráfica no modelo dos jogadores.
Outro grande subgênero dos jogos de simulação consiste dos simuladores veiculares: jogos que tentam simular a experiência de condução de um veículo, seja terrestre, aéreo, naval ou até mesmo futurista! Esses jogos variam muito em grau de realismo, com jogos de corrida voltados ao puro entretenimento, como a franquia Need for Speed, até jogos que realizam uma simulação mais complexa, como os jogos da série Microsoft Flight Simulator.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados