Cursos / Jogos Digitais / Design de Jogos Digitais / Aula

arrow_back Aula 09 - Prototipação e Testes

4 - Testando 1, 2, 3…

A atividade de testes ocorre durante todo o processo de desenvolvimento de um jogo. O objetivo geral é garantir a qualidade do jogo, tanto no aspecto técnico como no quesito diversão.

Uma das atividades iniciais de entrevista e pesquisa com os jogadores, que pode ocorrer no início do desenvolvimento de um jogo, é a formação de grupos focais. O objetivo é tentar validar no mercado se uma ideia de jogo é realmente interessante, ou inverter o processo de design na tentativa de idealizar um jogo a partir do perfil e das necessidades expressas pelos entrevistados. Essa abordagem deve ser realizada de maneira cautelosa, pois se for feita com um grupo pequeno, é provável que não exista uma representação real do mercado em geral.

A dificuldade de se realizar esse tipo de abordagem está na escala em que se deseja realizar a pesquisa: caso o objetivo seja um grande número de respostas, pode-se utilizar um formulário online, mas a qualidade das respostas é inferior a de um método como entrevistas com pessoas ou grupos. Porém o custo para se realizar entrevistas com um grande número de pessoas pode se tornar proibitivo, principalmente para projetos menores. Essa metodologia é aplicada normalmente quando não se tem ainda uma ideia certa do jogo que se deseja desenvolver.

Ao longo do processo de desenvolvimento existem vários tipos de testes que podem ser realizados para avaliar a qualidade do produto:

  • Testes de usabilidade verificam se a interface com o jogador está intuitiva e respondendo bem aos comandos, se o esquema de navegação não é complexo demais e se os controles são confortáveis. Além disso, a interface pode ser testada em função dos seus aspectos visuais, como disposição dos elementos e esquema de cores utilizado.
  • Testes de plataforma verificam se o jogo se comporta de maneira esperada em cada uma das plataformas-alvo para as quais o projeto é desenvolvido, verificando questões pertinentes ao hardware e à compatibilidade de funcionalidades e interfaces de controle.
  • Testes de localização verificam se as traduções para outros idiomas estão adequadas e mantendo a coerência dos textos originais.

Para cada sistema de mecânicas que criamos, é necessário realizar uma bateria de testes para validar se eles funcionam de forma individual e de forma integrada com os outros sistemas do jogo.

Apesar de variados, existem dois tipos de testes os quais são predominantes: os testes de software e os testes de jogabilidade, que ocorrem ao longo de todo o processo e englobam alguns dos testes mencionados acima. Vamos detalhá-los nas subseções a seguir!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados