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arrow_back Aula 09 - Prototipação e Testes

Pontos-chave

Nossa aula 2 em 1! Os assuntos dessa semana fecham a nossa exploração da tétrade elemental, mas isso não quer dizer que vocês viram tudo o que há sobre o assunto. Aproveitem para dar uma olhada na sessão de leitura complementar ou, se possível, consultar as fontes presentes na seção de referências. Mas antes disso, que tal reforçarmos um pouco o que vimos hoje?

  • Protótipos são produtos que representam uma versão simplificada do projeto (ou parte dele).
  • Protótipos possuem um escopo bem definido e são construídos com um objetivo específico em mente. São alinhados à ideia de ciclos rápidos de iteração do processo de design.
  • Os protótipos podem ser desenvolvidos em mídias analógicas ou digitais. Com relação à qualidade, eles podem ser de Baixa fidelidade (Gray-box Model) ou Alta fidelidade (Vertical Slice).
  • Testes são cenários e casos utilizados para efetivar a validação e verificação do jogo desenvolvido. Também permitem que os designers observem a interação dos jogadores com o jogo, auxiliando nos ajustes e no balanceamento.
  • Ao longo do desenvolvimento de um jogo, existem vários tipos de testes que são aplicados para averiguar a qualidade da produção, como testes de usabilidade, plataforma, software e jogabilidade.
  • Os testes de software podem ser classificados com relação ao objetivo e à metodologia, como testes de Caixa Preta (Comportamentais) ou teste de Caixa Branca (Estruturais).
  • Os testes de software podem ser classificados com relação ao escopo do teste em: unitários (componentes básicos do sistema), integração (conjunto de componentes, módulos) e sistema (jogo completo).
  • O teste de jogabilidade têm como objetivo avaliar a interação do jogador com os elementos do jogo, se o balanceamento está adequado e se o jogo está divertido.

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