Pontos-chave

Espero que a aula tenha sido menos enigmática do que o assunto! Contudo, para ajudar a refrescar a memória, vamos ressaltar alguns pontos importantes. Lembrando: não estude só por aqui! Leia a aula inteira!

  • Quebra-cabeça ou puzzles são desafios que fazem com que o jogador pare e pense sobre como resolvê-los, e existe sempre uma sequência de interações a qual leva o jogador à solução correta do problema.
  • O quebra-cabeça pode constituir a mecânica principal do jogo ou mecânicas secundárias que dão suporte às ações no jogo.
  • A classificação baseada em metodologia de design divide os quebra-cabeças em homogêneos e heterogêneos. Homogêneos são quebra-cabeças que usam a mesma mecânica na sua construção, enquanto os heterogêneos usam mecânicas específicas normalmente criadas especificamente para aquele quebra-cabeça.
  • A classificação baseada nas habilidades do jogador leva em conta que tipo de habilidade o jogador precisa/deve desenvolver para solucionar o desafio.
  • Quebra-cabeças lógico-matemáticos exigem que o jogador exerça um raciocínio lógico e proponha uma solução utilizando os recursos disponíveis, tanto com o personagem como no ambiente.
  • Quebra-cabeças espaciais relacionam-se à forma como o jogador percebe o espaço do jogo e navega por ele.
  • Quebra-cabeças de informação exigem que o jogador obtenha algum dado a partir da interpretação de mensagens ou interação com os personagens do mundo do jogo.
  • Quebra-cabeças visuais baseiam-se na capacidade do jogador em identificar padrões visuais, combinar partes de um todo e encontrar itens camuflados no cenário.
  • Dentre as boas práticas para criação de um quebra-cabeça, destacam-se a claridade de objetivo, facilidade de interação e feedback passo a passo sobre a evolução do jogador na solução do problema.

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