Visuais

Esse tipo de quebra-cabeça envolve a identificação de padrões lógicos em sequências de elementos visuais ou a identificação de objetos específicos camuflados no cenário. Os quebra-cabeças de casamento de padrão exigem que o jogador identifique ou manipule um conjunto de elementos com o intuito de formar e/ou identificar agrupamentos de símbolos similares. Um jogo bastante popular que utiliza esse puzzle como mecânica primária é o Candy Crush: o jogador deve formar linhas ou aglomerados de itens da mesma forma e cor para ganhar pontos e atingir os objetivos da fase.

Outra forma de se utilizar o casamento de padrões é fragmentar uma imagem ou objeto e requerer que o jogador o remonte ao estado original, como é o caso dos quebra-cabeças de peças de montar (jigsaw puzzles).

Exemplos de jogos que usam quebra-cabeças de casamento de padrões. Em (a), o jogador deve aglomerar itens similares para ganhar pontos. Já em (b), o jogador deve realinhar as peças de forma a criar um caminho para a água que passa pelos canos.<br><span class='strong'>Jogos</span>: a) <span class='italico'>Candy Crush Saga</span>, b) <span class='italico'>Bioshock</span>

Inicialmente conhecido como “Pixel Hunt” ou Caça à pixels, o quebra-cabeça de Objeto Escondido tinha sua dificuldade aumentada devido a aspectos técnicos, como a baixa resolução gráfica dos jogos antigos. À medida que a qualidade do aspecto visual dos jogos aumentou, esse tipo de quebra-cabeça tornou-se mais acessível aos jogadores casuais. Uma vantagem deste tipo de puzzle é que ele necessita de pouca explicação, dado que o jogador consegue intuir tanto o objetivo como a forma de interação, baseado na sua apresentação.

No jogo Criminal Case, o jogador deve localizar uma lista de itens específicos no cenário apresentado. Ainda está mais organizado que o meu quarto!<br><span class='strong'>Jogos</span>: Criminal Case

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados