Espaciais

Esse tipo de quebra-cabeça envolve a capacidade do jogador de avaliar um espaço e discernir como navegar por ele. É mais utilizado em jogos que possuem um ritmo mais acelerado, como jogos de ação, pois permite a combinação das mecânicas primárias de movimentação do jogo e o layout do nível para formar os desafios. Em Mirror’s Edge, o principal desafio é a navegação: existem várias formas de se chegar de um ponto ao outro do nível, e o jogador deve buscar a rota que o leve em maior segurança, evitando encontros com os inimigos, sempre que possível.

A navegação em um nível pode ser algo, diríamos, desafiador. <br><span class='strong'>Jogo</span>: <span class='italico'>Mirror’s Edge</span>

Alguns quebra-cabeças espaciais estão conectados com quebra-cabeças do ambiente do jogo. O jogador deve operar uma alavanca que abre um caminho ou usar um item para construir uma passagem. Imagine um jogo em que você precisa atravessar um rio, mas seu único item é um machado. Você poderia, então, cortar uma árvore próxima à margem do rio para que ela caísse e permitisse a travessia para o outro lado (OK, esse exemplo foi bem desenho animado, mas deu para entender a ideia!).

Outro tipo de quebra-cabeças dessa categoria são aqueles ligados à sincronia da movimentação dos personagens com outros elementos do jogo. Imagine um jogo medieval cujo personagem está atravessando uma caverna cheia de armadilhas. Ao chegar em determinado trecho, ele encontra uma sequência de lâminas no chão, que sobem em intervalos alternados de tempo. Para atravessar em segurança, o jogador precisa movimentar-se de forma que passe por trechos do chão apenas quando as lâminas estiverem retraídas, esperando e executando os movimentos de forma sincronizada com as lâminas. Outros exemplos são jogos com mecânicas de furtividade ou stealth. Essas mecânicas exigem que o jogador evite a detecção por parte dos inimigos, exigindo que ele observe os padrões de movimentação dos adversários e trace uma rota segura até os seus objetivos.

Um tipo muito importante de quebra-cabeça é o de raciocínio lateral, que envolve abordagem do problema de forma diferenciada da expectativa normal. O uso de objetos de uma forma incomum é um tipo de quebra-cabeça desse gênero, porque você está pensando em uma forma alternativa de resolver o problema, mesmo não sendo a forma mais simples ou direta.

Um bom exemplo desse tipo de quebra-cabeça é o jogo Portal, no qual você enfrenta uma série de desafios, exigindo a utilização dos itens da fase e uma arma de criar portais interconectados para fazer o percurso do início ao fim de cada nível. Dificilmente a solução é direta: a sala não tem saídas, não há como passar pelos adversários, a porta está travada e a chave é inacessível. A cada nível, o jogador deve combinar os portais com os recursos existentes (caixas, armas) e o próprio layout do nível para conseguir superar os puzzles apresentados.

Um exemplo do raciocínio exigido no jogo <span class='italico'>Portal</span>. O jogador precisa do laser para ativar um botão, mas claramente não tem como desviá-lo com as mãos. Então ele utiliza dois portais interconectados (laranja e azul) para desviar o fluxo do raio como ele precisa. <br><span class='strong'>Jogo</span>: <span class='italico'>Portal 2</span>

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados