Tipos de quebra-cabeça

Como vocês podem já ter percebido, existem vários tipos e formas diferentes de colocarmos quebra-cabeças nos jogos que fazemos. Ao estudar algo tão diversificado, é interessante fazer uma classificação dos elementos de acordo com as suas características similares. Vamos fazer esse exercício?

Um primeiro critério o qual podemos utilizar para classificar um quebra-cabeça é com relação à sua metodologia de design, podendo ser homogêneo ou heterogêneo. Homogêneos são quebra-cabeças em que se usa o mesmo tipo de mecânica (ou mecânicas muito parecidas) na construção de todo o desafio. Tomemos como exemplo novamente o Sudoku: todas as matrizes representam o mesmo tipo de desafio (preencher os números que faltam).

Os quebra-cabeças homogêneos ainda podem ser ramificados em duas subcategorias: procedural, quando os quebra-cabeças são gerados automaticamente através de procedimentos pré-determinados (esse é o caso do Sudoku, onde cada nova matriz pode ser gerada através de procedimentos no momento do início da partida pelo jogador); ou combinatório, quando a mecânica principal do jogo pode ser combinada e reconfigurada para formar desafios cada vez mais complexos.

Um exemplo de jogo com quebra-cabeça combinatório é o Continuity, pois possui um conjunto de mecânicas simples, baseado na ideia de blocos deslizantes. Para progredir no jogo, você deve reordenar os blocos de forma que o personagem alcance a chave e a porta vermelha presente em cada nível. Mas para entender melhor, que tal jogar um pouco?

Link para o jogo Continuity:

http://continuitygame.com/playcontinuity.html

Em <span class='italico'>Continuity</span>, o jogador deve deslizar cada bloco que representa uma parte do nível de forma a conseguir alcançar a chave vermelha e a porta. Todo o jogo é construído em cima deste tipo de quebra-cabeça: blocos deslizantes.<br><span class='strong'>Jogo</span>: <span class='italico'>Continuity</span>

Quando dizemos que os quebra-cabeças são heterogêneos, queremos dizer que existe um conjunto único de mecânicas que foi criado apenas para este quebra-cabeça. Isso torna os quebra-cabeças únicos, e o designer tem uma maior liberdade. Por exemplo, no jogo Broken Sword: Shadow of the Templars, em um dado momento é necessário que o jogador obtenha um item de um vendedor de kebab. Para isso, ele deve pedir ajuda a um garoto, que o ensina expressões, digamos vulgares, na língua do vendedor. Isso dispara um evento em que o personagem do jogador é perseguido pelo vendedor, possibilitando ao garoto pegar o item desejado e posteriormente entregá-lo ao jogador, para que o mesmo possa, então, prosseguir com a história. Perceba que esse tipo de interação é um puzzle que só ocorrerá uma vez no jogo, e esse caráter único é o que torna os quebra-cabeças heterogêneos tão interessantes de integrar junto à história e ao cenário. Eles são encontrados largamente em jogos de aventura, ação e RPG, como os desafios do jogo Resident Evil, apresentados no início desta aula.

Essa classificação é focada no método que o designer do jogo utiliza para a criação dos quebra-cabeças. Outro critério bastante utilizado na taxonomia de quebra-cabeças é o conjunto de habilidades que são necessárias para resolvê-los. Embora cada autor possa ter uma variação nas suas categorias, as mais comuns são:

  • Matemáticos e Raciocínio Lógico
  • Espaciais
  • Informação
  • Visuais

O interessante dessa classificação é que ela é focada no jogador: o que ele exercitará para resolver o quebra-cabeça. Agora vamos analisar cada categoria?

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