Cursos / Jogos Digitais / Design de Jogos Digitais / Aula

arrow_back Aula 05 - Estética e Interface

Interface com o jogador

A interface é o canal de comunicação com o mundo do jogo. Ela tem duas grandes funções: permitir a visualização de todas as informações pertinentes e necessárias para o progresso na partida, e permitir o controle e a interação do usuário. Essa troca constante de informações corresponde ao ciclo de feedback do jogo: o jogador avalia o estado do mundo do jogo, toma decisões em cima das informações apresentadas e executa ações para transformar esse estado, indo em busca dos objetivos de vitória. Esse novo estado é então apresentado ao jogador, que repete o processo de decisão e ação, até que ele vença ou seja derrotado pelo jogo, e através desse ciclo contínuo o jogador tem um senso de progresso e controle sobre as ações executadas.

Podemos dizer que o principal objetivo de uma interface é permitir que essa interação ocorra de forma natural e intuitiva, e que não se torne um empecilho durante as sessões de jogo. O primeiro passo para que isso ocorra é levantar os requisitos de informação que são necessários para o jogador. Ou seja, o que ele precisa saber para conseguir jogar! Quanto ele tem de energia? Que arma ele está utilizando? Onde estão os inimigos? Quantos são? Quantos pontos ele tem? Para que lado tenho que ir?

Além disso, é importante que todas as ações e mecânicas do jogo estejam devidamente mapeadas para o dispositivo utilizado, seja um controle ou mouse/teclado. Normalmente, esse mapeamento torna a experiência de controle mais confortável: se for difícil ou desconfortável de segurar o controle ou apertar os botões; ou ainda, exigir uma combinação muito complexa de botões para executar as ações, é provável que o jogador se frustre rapidamente e desista do jogo (existem gêneros cuja complexidade dos comandos faz parte do jogo, como os golpes especiais de jogos de luta).

A falha em um desses dois pontos pode acarretar em um jogo que não responde bem aos comandos ou não se comporta da maneira devida, tirando a sensação de controle que ele tem sobre o seu personagem e quebrando a sua imersão. Em outras palavras, um jogo ruim!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados