Cursos / Jogos Digitais / Design de Jogos Digitais / Aula

arrow_back Aula 05 - Estética e Interface

Outro aspecto importante quando falamos de estética é a maneira como ela reforça o tema de um jogo. O tema nada mais é do que o assunto ou ambientação sobre a qual o seu jogo fala: pode ser algo mais concreto, como uma localização geográfica (Europa, Ásia), um período histórico específico (antigo Egito, grandes navegações), uma temática específica (velho oeste, piratas) ou até mesmo uma propriedade intelectual, a partir de livros e filmes. O tema também pode ser algo mais abstrato, como sentimentos (vingança, fraternidade) ou ideologias. Através dos elementos estéticos do jogo nós podemos ilustrar o tema (ou temas) abordados sem precisar explicar detalhadamente o que está acontecendo: o jogador estará vendo (e ouvindo!) tudo, e por meio de seu conhecimento prévio já entenderá o contexto do jogo.

Claro que jogos com temas originais deverão explicar de forma mais detalhada o ambiente e as possíveis ações do jogo. Um exemplo: se o seu jogo começa com um personagem andando a cavalo, com roupas de caubói, em uma cidadezinha típica do Velho Oeste, o seu jogador já tem uma ideia de contexto e já pode imaginar um conjunto de ações as quais poderá realizar. Se você apresentar ações como andar a cavalo ou duelar com pistolas, não precisa explicar mais nada. É isso que um caubói faz! Agora, se você apresenta um caubói em cima de um dinossauro, então é melhor explicar como isso aconteceu (ei, essa é uma ótima ideia de jogo! Cowboys vs Dinosaurs!).

O tema de um jogo orienta toda a apresentação estética, seja um jogo de piratas, caubóis ou no espaço sideral.<br><span class='strong'>Jogos</span>: a) <span class='italico'>Port Royale 3</span>, b) <span class='italico'>Red Dead Redemption</span>, c) <span class='italico'>Mass Effect</span>

De forma resumida, podemos dizer que a estética é responsável por:

  • Mostrar todas as informações que o jogador precisa para tomar decisões;
  • Permitir que o jogador controle e execute ações para transformar o estado do jogo de acordo com as decisões tomadas;
  • Ambientar o jogador na história e tema, de forma a criar uma imersão durante a sessão de jogo.

Claro que boa parte desses elementos serão criados e definidos pela equipe artística do jogo, mas como designer é importante que você sempre acompanhe esse processo e certifique-se de que ele está alinhado com as ideias centrais que compõem o Conceito Geral do jogo. Mesmo não sendo aquele que cria as artes (será? Vai que possui talento para isso!), você ainda tem a responsabilidade de opinar sobre os artefatos produzidos e, junto com a equipe de artes e som, produzir o melhor conteúdo para o seu jogo. Além disso, o designer tem uma participação importante na definição da interface do jogo e na forma como as informações são apresentadas e controladas através dela. Que tal falarmos mais sobre isso agora?

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados