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arrow_back Aula 05 - Estética e Interface

Estética de um Jogo

Bom, que tal começarmos esclarecendo sobre o que estamos falando quando dizemos estética de um jogo? A estética se refere a tudo que compõe a apresentação do jogo. É a forma como transmitimos as informações e permitimos que o jogador acompanhe todas as ações que se desenvolvem constantemente.

Primeiramente, porque temos que nos preocupar com a apresentação do jogo? Apenas para deixá-lo bonito? Bom, um jogo bonito sempre é agradável de jogar e, com certeza, ajuda muito na hora de vender o produto. Mas como falamos, um bom jogo é definido pela sua jogabilidade, e não pela sua beleza! Então, por que ter tanto trabalho com isso? Duas palavras: imersão e controle!

A imersão do jogador é um ponto-chave quando falamos de estética do jogo. Lembra do círculo mágico na Aula 2? Essa fronteira virtual que existe entre o mundo real e o mundo do jogo é delimitada pelos elementos estéticos, principalmente pela interface. Essa interface não apenas apresenta informações, mas também permite que o jogador tenha controle e interaja para “zerar” o jogo e alcançar os objetivos finais. A todo momento o jogador tomará decisões, e para que as suas decisões o levem à vitória (ou não) ele precisa de informações suficientes que indiquem qual o próximo passo a tomar, se está em perigo ou não, se ele pode realizar determinada ação ou não.... Essas informações são apresentadas a ele através da interface e dos elementos do mundo do jogo. Por ter esse aspecto tão importante na interação com o jogador, abordaremos a interface com o usuário de forma mais detalhada ao longo dessa aula. Logo, quanto melhor forem trabalhados os aspectos estéticos do jogo, mais o jogador poderá entrar no mundo de aventura proposto, e mais fácil será interagir com esse mundo.

Existem diversas maneiras de passar informações para o usuário. A primeira coisa que deve vir na sua cabeça são os aspectos visuais, não é mesmo? As imagens e desenhos, os vídeos e textos, os menus de informação, etc. São vários os elementos que podemos utilizar para apresentar o mundo e permitir que o jogador tenha informações suficientes para tomar decisões e progredir. A verdade é que os elementos visuais correspondem a maior parte dos elementos estéticos de um jogo, mas não são os únicos.

Que outras formas podem ser utilizadas para se comunicar com o jogador?

Dá para entender pela imagem que esse grandão aí vai dar muito trabalho. <br><span class='strong'>Jogo</span>: <span class='italico'>Shadow of the Colossus</span>

Você pensou em som? Acertou! A música e os efeitos sonoros de um jogo servem tanto para ambientar o jogador e dar vida ao cenário, quanto são importantes para guiar as ações e prover um feedback mais claro ao jogador. Se você atira uma flecha e vê ela indo em direção ao alvo, ainda pode haver alguma dúvida se o alvo foi acertado, mas se você escuta o barulho dela batendo no alvo, você tem certeza que acertou! Várias mecânicas de jogo são associadas a elementos sonoros para facilitar o seu reconhecimento e aprendizado dentro do jogo.

Usando a música como uma mecânica de jogo. <br><span class='strong'>Jogo</span>: <span class='italico'>Zelda - Ocarina of Time</span>

Será que existe, ainda, outra maneira de interagir com o jogador? A resposta é sim! Os controles de console, por exemplo, tremem toda vez que você é atingido por um adversário ou realiza uma ação de efeito no jogo. Pois é, ele usa o seu tato para lhe informar que está perdendo o jogo ou em situação difícil! O importante é que cada um desses estímulos sensoriais é responsável por ensinar ou informar algo para o jogador, e permitir que ele possa reagir e tomar decisões que o levem a progredir no jogo.

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