Cursos / Jogos Digitais / Design de Jogos Digitais / Aula

arrow_back Aula 01 - Introdução ao Game Design

Ideias em todos os lugares - 3

Claro que existem várias outras coisas que você pode fazer para reenergizar sua criatividade, essas são só algumas sugestões. Uma ação que é muito útil é a discussão de suas ideias com outras pessoas: isso permite que você valide suas hipóteses (se sua ideia seria divertida, se seria possível de fazer) e receba críticas sobre elas. Uma boa maneira de se trabalhar ideias em conjunto é através de sessões de Brainstorm. Não, não estou falando do tipo de chuva favorita dos zumbis.

Opa, imagem errada.
Não, essa também não.
Brainstorm: uma reunião para discutir e compartilhar ideias.

Ufa. Brainstorm é uma técnica de geração e discussão de ideias, a qual pode ser executada tanto individualmente como em grupo. É importante que o tamanho do grupo não seja exageradamente grande, para que a discussão não fique inviável. Basicamente o que acontece em uma sessão de Brainstorm é:

  • Pessoas vocalizam suas ideias sobre um determinado tema.
  • As ideias são anotadas para que todos possam ver.
  • Ao término da sessão, as ideias são filtradas e avaliadas.
  • Caso necessário, é feita uma apresentação do resultado.

Simples, não? Claro que existem alguns pontos que devem ser observados para que a reunião ocorra de forma efetiva:

  • Durante a sessão não há julgamento de valor sobre as ideias! Não existe ideia boa ou ruim e todas devem ser anotadas. A crítica a uma ideia ruim no início do encontro pode inibir a contribuição das pessoas e evitar que uma grande ideia seja dada posteriormente na sessão, então é importante que todos se sintam à vontade para se expressar livremente a qualquer momento.
  • Comunique o tema da sessão de Brainstorm com antecedência para que o grupo possa se preparar antes da reunião e participar da discussão devidamente orientado.
  • Anote Tudo! Escreva, digite, grave, filme. É importante que se registre de alguma forma tudo que for sugerido durante a sessão.
  • Utilize um espaço físico adequado para esse tipo de reunião. De preferência uma sala ampla, na qual você possa fixar nas paredes ou projetar as ideias que forem surgindo no decorrer da discussão para todos os participantes verem e refletirem. Se fizer em um espaço aberto, garanta que você terá como registrar todas as ideias e que todos terão como consultar o que já foi sugerido. É importante que os participantes possam trabalhar baseando-se nas ideias que já foram sugeridas, de forma a refinar ainda mais as soluções propostas.
  • Utilize protótipos ou objetos que auxiliem a visualizar o problema em questão e que possam facilitar a comunicação e a expressão de ideias por parte da equipe.
  • Crie categorias de ideias, de forma a orientar os participantes nas formas como eles podem contribuir. Caso não seja feito durante a sessão, pode ser feito depois para ajudar na avaliação e compilação do resultado final da reunião.
  • Mantenha o tempo da sessão limitado: reuniões longas tornam-se cansativas e a quantidade de ideias apresentadas pode cair drasticamente. É preferível que se realize múltiplas sessões curtas do que uma sessão longa. Normalmente, as sessões costumam durar de trinta minutos a duas horas.
  • Incentive a equipe a pensar o problema sob várias óticas: do ponto de vista do desenvolvimento, do ponto de vista do cliente, do ponto de vista do jogador, da equipe de programação, da equipe artística. É importante que pessoas de várias equipes possam participar e emitir suas opiniões sobre o tema da reunião.

Terminada a sessão de Brainstorm, o organizador poderá então filtrar as ideias que foram expostas, de preferência organizando em categorias e identificando a viabilidade ou não de cada uma delas. Esta é a hora de cortar ideias que não se adequam ao projeto (lembre-se de usar como norte o objetivo que se deseja atingir com o jogo) ou que, apesar de boas, são inviáveis de se executar. Isso pode ser feito pelo coordenador do Brainstorm (uma pessoa individual ou um grupo de pessoas) ou por uma equipe à parte.

Que tal falarmos um pouco do que fazer com essas ideias?

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados