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arrow_back Aula 01 - Introdução ao Game Design

Ideias em todos os lugares

Ok, então já falamos sobre o que é design e sobre o que os designers fazem, mas e como eu começo a fazer um jogo?

O primeiro passo é responder à seguinte pergunta: - O que eu quero fazer?

Sua resposta pode ser tão simples quanto - quero fazer um jogo que ensine matemática para crianças, pode ser um pouco mais elaborada como: - quero fazer um jogo que simule procedimentos médicos para treinamento de profissionais da área e residentes universitários (aqui você já específica um gênero e possíveis mecânicas) ou pode ser bem específica: - Quero fazer um jogo de plataforma com uma temática espacial que simule uma aventura em um planeta de gravidade invertida (aqui você já tem indicações de tema, gênero e mecânica de jogo). Todas as respostas estão corretas e não existe uma melhor do que a outra: a diferença entre elas é apenas o quanto de restrição inicial existe no seu projeto e quanto do jogo você ainda precisará definir.

Uma ideia com poucas restrições é como uma massinha de modelar: você tem liberdade para dar a forma que quiser, mas precisa de trabalho e inspiração (e nem sempre sai aquilo que você imaginou). Já uma ideia que possui alguns elementos definidos é como um Lego: você tem algumas partes já definidas e pode usá-las para montar a sua ideia, mas existe um limite do que você consegue fazer com as peças que tem.

Essa ideia central do jogo é o que chamamos de High Concept ou Conceito Geral. Normalmente é a expressão do que é um jogo em uma ou duas frases. Vamos pensar quais seriam os conceitos gerais de alguns jogos famosos:

  • Super Mario:arrow_drop_down

    um jogo de plataforma no qual um encanador italiano enfrenta inimigos e obstáculos para resgatar uma princesa das mãos de um monstro-tartaruga que muda de endereço constantemente (Mais alguém acha isso esquisito?).

  • Metal Gear Solid:arrow_drop_down

    um jogo de ação com foco na furtividade, no qual um agente secreto usa suas habilidades de combate e disfarce, além de uma gama de armas e equipamentos para executar suas missões.

  • FIFA:arrow_drop_down

    uma simulação realista de futebol, no qual o jogador poderá escolher seus times e craques favoritos e executar dribles, passes e gols para vencer partidas e campeonatos.

  • Mass Effect:arrow_drop_down

    um jogo de Ação e RPG espacial, cujo jogador assumirá o papel do comandante Shepard. Recruta sua tripulação, explore a galáxia e enfrente uma ameaça intergaláctica!

Sua descrição ficou um pouco diferente da minha? Não tem problema! O importante é que a descrição do conceito permita que o leitor entenda do que se trata o jogo (desde que você não tenha dito que Mario é um jogo de tiro em primeira pessoa no qual ninjas assassinos estão protegendo uma nave alienígena pirata de uma raça híbrida de robôs-dinossauros... Essa é a melhor ideia de jogo de todos os tempo!).

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