Cursos / Jogos Digitais / Design de Jogos Digitais / Aula

arrow_back Aula 01 - Introdução ao Game Design

Ideias em todos os lugares - 2

Muitas vezes você já vai ter uma ideia inicial que gostaria de trabalhar, outras vezes você será contratado para elaborar uma ideia específica. Mas o que acontece quando você precisa de ideias novas? Como buscar fontes de inspiração? Durante o processo de desenvolvimento de um jogo, muitas vezes você pode se sentir “travado”. Existem algumas dicas do que você pode fazer para ajudar na sua inspiração:

  • Jogue outros jogos: muitas vezes o nosso problema é uma falta de parâmetro para comparação das nossas ideias. Jogue jogos com o mesmo tema, com o mesmo estilo de jogo, com o mesmo gênero. Jogue jogos que não tenham nada a ver. Jogue jogos bons, reflita, fale e escreva porque eles são bons. Faça o mesmo com os jogos ruins (às vezes aprendemos mais com eles). Dessa forma, você começa a construir uma base de informações com as quais você pode comparar as suas próprias ideias ou adaptar e dar uma nova cara a uma ideia já usada e esgotada! Paint Hero!
  • Pesquise mais sobre o assunto: outras vezes, o que falta para ter ideias sobre o assunto é conhecer o assunto! Um jogo sobre a Europa Medieval? Leia livros sobre o tema, assista documentários, filmes, etc. Você estará coletando informações essenciais para quando estiver pensando nos estilos visuais, em personagens e cenários, na sua narrativa, no mundo do jogo. Até mesmo regras e mecânicas de jogo podem ser inspiradas em situações e costumes relacionados ao assunto da pesquisa.
    Ele está pesquisando sobre como fazer um jogo sobre pessoas.
  • Faça atividades fora da rotina: “O ser humano é uma criatura de hábitos”. Você já ouviu essa frase antes? Ela é verídica (bom, para maior parte de nós, pelo menos). Nós gostamos de viver uma rotina, o nosso cérebro gosta disso (menos coisas diferentes para processar no dia a dia, então ele pode ligar o piloto automático de vez em quando). O problema é que, normalmente, não somos expostos a coisas novas quando estamos dentro da rotina: fazemos sempre as mesmas coisas. Para estimular a sua mente, quebre a rotina algumas vezes e experimente fazer coisas diferentes: elas podem vir a ser a fonte de inspiração que faltava para gerar uma grande ideia. Se libertando das correntes da mesmice!
  • Foque em outra coisa: convenhamos, algumas vezes saturamos tanto sobre um determinado assunto que não conseguimos nem pensar mais nele, não é verdade? Como já dizia o velho deitado velho ditado: “não adianta dar murro em ponta de faca”! Nesse estágio, dificilmente conseguiremos pensar em boas ideias, nossa mente não quer mais saber do assunto, então é melhor se concentrar em outras coisas! Muitas vezes a inspiração vem de lugares inesperados, então ver um filme ou ler um livro, sair para passear com o cachorro ou conversar com amigos (ou com o cachorro!) pode ser a folga necessária para revitalizar seu processo criativo. Onde foi que eu botei aquela laranja...?
  • Descanse: às vezes (tipo 90% do tempo) o que estamos mesmo é cansados! O cansaço reduz bastante a nossa capacidade criativa e de raciocínio, então é importante que você descanse corretamente, durma e se alimente bem. E convenhamos, você terá sua grande ideia assim que for dormir, durante o banho ou em outro momento inconveniente. Dica: mantenha sempre cadernos ou blocos de anotação por perto.
    Vou só descansar meus olhos um pouquinho aqui...

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados