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arrow_back Aula 01 - Introdução ao Game Design

Os escolhidos - 2

Que tal começarmos pelas habilidades que são indispensáveis para um bom designer? Eu diria que comunicação é bem importante, o que vocês acham? Ela parece fazer parte de quase todas as atividades do dia a dia do designer. Mas para entendermos bem o quão importante ela é, vamos falar de cada ação que define a comunicação: saber “ouvir” e saber “falar”.

Mas o que é saber ouvir? Não estou falando do sentido da audição. Pense comigo e perceba se faz sentido: saber ouvir é ter uma mente aberta e receptiva para opiniões e sugestões que sejam dadas sobre o jogo, sem criar uma barreira de criticismo. O designer deve ouvir membros da equipe de produção, o cliente que o contratou para fazer o jogo e o seu público-alvo, os jogadores. Ele deve tentar extrair ideias e sugestões que possam melhorar o jogo o qual está sendo desenvolvido a partir das críticas e comentários feitos por todas as partes interessadas. Isso é difícil, pois:

  • Nós não gostamos de receber críticas!
  • Às vezes, o motivo por trás da crítica nem sempre é expresso de forma clara. Se o designer não for capaz de entender a razão que gerou as críticas, ele não conseguirá resolver o problema.

É importante que o designer tenha sempre em mente: ele não está construindo o jogo para si, e sim para os jogadores e para a empresa que o contratou, logo ele deve respeitar e buscar atender às necessidades de ambas as partes.

Além disso, outra forma de “saber ouvir” é prestar atenção no feedback do seu próprio jogo. Ou seja, o designer deve conseguir perceber nos protótipos e nos testes feitos se o jogo realmente está refletindo as ideias originais do projeto, se existe alguma parte do jogo que está “chata” ou muito fácil, se existe alguma parte que está muito difícil. Uma das tarefas do designer é fazer com que o jogo seja divertido. E não divertido apenas para o designer, mas para todos que jogam.

Saber ouvir é estar aberto para as ideias dos outros.

A outra via da comunicação se refere a algo mais comum do nosso dia a dia: o ato de expressar as nossas ideias. É importante que o designer consiga comunicar claramente o que deseja para cada equipe do processo de produção. Como a equipe que desenvolve um jogo é multidisciplinar (pessoas de várias áreas!), o designer vai ter que aprender a lidar com essas diferenças, de forma que consiga expressar o que deseja para cada profissional. Isso é importante para conseguir fazer com que as diferentes equipes conversem entre si sem confusão! Um programador dificilmente entenderá termos técnicos relacionados à pintura ou estruturas narrativas, enquanto que um artista gráfico não entenderá termos técnicos de programação ou engenharia de som. Nessa torre de babel o designer precisa ser o tradutor!

Hum...Acho que entendi o que ele quis dizer...

Uma outra habilidade importante é a criatividade, afinal, estamos falando de criar novos mundos nos quais o jogador pode se aventurar e se expressar. Esses mundos podem ser parecidos com a nossa realidade, mas podem ser em galáxias distantes, terras épicas e fantasiosas repletas de criaturas que saíram da sua mente! Se você acha que não tem criatividade, não se preocupe! Ela pode ser treinada e alimentada: sair da rotina, estudar sobre tópicos diversificados e realizar atividades que normalmente você não faz, treinar a construção de cenários e narrativas, são apenas algumas atividades que podem ser feitas para ajudar a despertar o lado criativo. É importante que o designer esteja sempre exercitando e alimentando seu lado criativo (quanto mais conhecimento de mundo ele tiver, mais fontes de inspiração ele vai ter).

Criatividade é muito importante para o design de jogos digitais.

A escrita é outra habilidade importante para o designer de jogos. Aí você pensa: - Claro, tem toda a história do jogo para escrever, as falas dos personagens, etc.. Mas não é desse tipo de escrita que eu estou falando, e sim da escrita técnica. O designer irá redigir uma boa quantidade de documentos, notas e memorandos. Esses documentos precisam estar bem estruturados e escritos de forma clara, para que não ocorram erros por interpretação do que se quis dizer. Logo, a expressão escrita é uma habilidade essencial para um designer!

Acho que esse lápis dá...

Um conjunto de habilidades que também é importante para um designer estão presentes na matemática e na física. Isso mesmo! O jogo é construído baseado em sistemas de regras que ditam como as coisas se comportam, o que acontece quando você interage com elas, como será o comportamento de recursos ao longo do progresso do jogo, etc. Então, é muito importante que, além da matemática básica, o designer tenha uma boa noção de probabilidade e estastística (principalmente para construir sistemas de regras baseados em chance e acaso!), geometria, sistemas de equações, matrizes e malhas de polígonos (muitas vezes usados como elementos bases para representação do espaço “físico” do mundo virtual do jogo), dentre outros. Essa lista poder ser bem variada! A verdade é, quanto mais matemática você souber, mais confortável estará para criar sistemas complexos que controlam os diferentes aspectos dos jogos. Nem vou começar a falar o quanto de matemática e física são utilizadas para modelar uma simulação de esportes como FIFA ou NBA 2k: o movimento dos jogadores, o cálculo da trajetória da bola e a probabilidade de uma jogada dar certo baseada na combinação de atributos do seu jogador, dos adversários e das condições do campo são alguns exemplos de como essas habilidades podem ser desenvolvidas nesses jogos.

Disseram que há um erro nessa conta! Ainda não achei...

Outros conhecimentos como programação, conceitos de arte, música e escrita criativa são de grande valia, mesmo que seja em um nível básico. Eles ajudarão o designer a conseguir estabelecer um diálogo usando termos da área, o que facilita um bocado a comunicação com as equipes. Além disso, um pouco de conhecimento nessas áreas ajuda o designer a não criar regras que sejam impossíveis de se implementar com a tecnologia existente ou sugerir o uso de um estilo artístico que não seja adequado para a temática do jogo. O conhecimento em escrita criativa pode auxiliar o designer, junto com a equipe de escritores, a fazer a ligação lógica entre as fases do jogo de forma a potencializar o efeito da narrativa e de como ela é apresentada ao jogador. E em equipes pequenas, o designer provavelmente vai atuar em outras funções, então é bom que ele esteja preparado para isso.

Conceitos da área de psicologia e antropologia também são bem-vindos: o design de jogos trabalha na construção de uma experiência para o jogador. Entender como a mente humana funciona e como estimular o jogador é de grande valia na construção do jogo, e conseguir observar o comportamento e reações que a comunidade de jogadores tem ao jogar o seu jogo pode ser um ponto-chave para a escolha do segmento alvo de mercado certo ou para compreender melhor os feedbacks recebidos pelos jogadores e equipes de teste.

Deu para sentir que o designer precisa gostar de estudar? Ora, ele sempre estará estudando! Por vários motivos: quanto mais conhecimentos em áreas diferentes tiver, mais fontes de inspiração e de ideias ele terá; e quando o design trabalha em cima de um tema específico (por exemplo, Antigo Egito), é importante que ele construa uma base de conhecimento sobre o tema, conhecendo vários elementos acerca dele que possam gerar ideias de narrativa, regras de jogo, personagens, adversários, itens, cenários, etc.

Você deve estar pensando: - É impossível ser um designer! Terei de passar mil anos estudando só para começar! Calma pessoal! Você pode ir adquirindo essas habilidades no meio do caminho. Para começar a ser um designer você só precisa de uma coisa: querer fazer jogos! Pronto. Isso já é o suficiente para começar. Todas as habilidades e áreas de conhecimento que citamos aqui no texto podem ser estudadas ou treinadas!

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