Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula

arrow_back Aula 10 - Tradução de Endereços de Rede - NAT

A Solução Atual – NAT

Quando os pacotes de resposta enviados pela máquina 60.6.6.6 chegam ao roteador X, ele irá trocar o endereço de destino de cada pacote (200.1.1.1) para o endereço da máquina A, que é 10.1.1.5. Esse processo está mostrado na Figura 4.

NAT: trocando o endereço de destino de um pacote

Observe que a máquina A nem sabe que as trocas de endereços (ou seja, o NAT) foram realizadas. Além disso, observe também que quando a máquina C, que pertence à empresa Y e possui o mesmo IP de A, tentar acessar a internet, o mesmo procedimento ocorrerá. Só que neste caso, o roteador Y trocará o IP de C (10.1.1.5) pelo seu próprio IP público, que é 200.2.2.2. Portanto as duas máquinas que possuem o mesmo IP, A e C, são vistas na internet com endereços IP diferentes, respectivamente 200.1.1.1 e 200.2.2.2.

Nossa explicação de NAT ainda não está completa. O esquema que explicamos até agora só funciona se apenas uma máquina da rede da empresa A tentar acessar a internet por vez. Se as máquinas A e B tentarem acessar a internet ao mesmo tempo, teremos problemas, pois o roteador vai trocar o endereço de origem dos pacotes gerados pelas duas máquinas para seu próprio IP, conforme mostrado na Figura 5. Embora tenhamos usado o mesmo endereço de destino, o problema aconteceria mesmo que as máquinas A e B acessassem máquinas diferentes.

NAT  para pacotes enviados por duas máquinas da rede interna

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados