Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula

arrow_back Aula 10 - Tradução de Endereços de Rede - NAT

A Solução Atual – NAT

Embora a implantação do protocolo IPv6 resolva o problema da falta de endereços, uma solução para a versão IPv4 teve que ser desenvolvida até o IPv6 ser de fato implantado. Essa solução se chama NAT (Network Address Translation – Tradução de Endereços de Rede) e se baseia na seguinte ideia:

Se não dá para aumentar o número de endereços, a melhor forma de economizar os endereços IP é permitindo que várias máquinas usem o mesmo endereço.

Parece que essa afirmação não faz sentido, pois nós dissemos que cada máquina na internet tem que ter um endereço único! Portanto, como é que várias máquinas vão poder usar o mesmo endereço? O segredo está em permitir que máquinas de empresas diferentes utilizem os mesmos endereços, mas que os utilizem apenas para comunicação dentro da própria empresa. A Figura 2 mostra um cenário no qual as redes das empresas X e Y utilizam a mesma faixa de endereços: 10.1.1.0 com máscara 255.255.255.0. Além disso, observe que tanto a máquina A (que pertence à empresa X) quanto a máquina B (que pertence à empresa Y) usam o mesmo endereço: 10.1.1.5.

Empresas diferentes usando a mesma rede IP

Veja que se as máquinas da empresa X tentarem se comunicar entre si, elas vão conseguir, sem problema nenhum. Se a máquina B, por exemplo, enviar um pacote para o endereço 10.1.1.5, ele vai chegar na máquina A, pois o fato de existir outra máquina na internet com esse IP não interfere em nada nesse processo. Isso acontece porque as tabelas de roteamento consultadas serão apenas as tabelas dos equipamentos da empresa X, que sabem que o endereço 10.1.1.5 é da máquina A. Do mesmo modo, se a máquina D enviasse um pacote para o endereço 10.1.1.5 esse pacote seria entregue a máquina C.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados