Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula
Você já sabe que cada máquina na internet deve possuir um endereço IP e que esse endereço deve ser único, ou seja, não podem existir duas máquinas com o mesmo endereço. Como um endereço IP tem quatro bytes, ou seja, 32 bits, existem 232 endereços IP para serem distribuídos por toda a Internet. Embora 232 seja igual a 4.294.967.296, ou seja, mais de 4 bilhões, ainda assim existe problema de falta de endereços na Internet. A solução mais óbvia para esse problema é aumentar o comprimento dos endereços IP, mas isso gera incompatibilidade com o protocolo IP versão 4 (IPv4).
Nesta aula, estudaremos uma solução bastante criativa e eficiente para o problema da falta de endereços IP que é amplamente utilizada há bastante tempo na internet. Essa técnica se chama NAT (Network Address Translation - Tradução de Endereços de Rede).
Após o final desta aula, você será capaz de:
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados