Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula
Pode ser que ao ter lido a apresentação desta aula você tenha pensado “Mesmo existindo mais de 4 bilhões de endereços IP disponíveis, ainda assim existe o risco de faltar endereços IP para colocar nos equipamentos?”. A resposta é sim, devido principalmente a dois motivos.
O primeiro é que quando a internet surgiu, a realidade da informática era bem diferente e ninguém imaginava que ela chegaria onde chegou. Até porque não se imaginava nem mesmo que o computador pessoal se popularizasse tanto. Atualmente, quase todo computador está ligado à internet, e existem cada vez mais equipamentos eletrônicos se ligando também a esta rede, como é o caso de celulares e televisores. Existem até geladeiras ligadas à internet! Portanto, o consumo de endereços IP cresce a uma taxa cada vez maior.
O segundo problema é que embora os endereços IP sejam utilizados individualmente em cada máquina, eles são distribuídos em blocos. Lembre-se de que todas as máquinas de uma mesma rede precisam ter endereços com o mesmo prefixo, ou seja, precisam pertencer à mesma rede IP. Desse modo, são alocadas faixas de endereços IP para cada rede, e os endereços não utilizados são perdidos! Portanto, com certeza não precisaríamos ter 4 bilhões de equipamentos ligados à internet para que os endereços IP se esgotem. Com um número de equipamentos muito menor, isso iria acontecer!
Em aulas anteriores estudamos em detalhes essas questões sobre endereçamento IP. Se desejar, olhe novamente essas aulas e faça uma revisão sobre este assunto.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados