Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula

arrow_back Aula 10 - Tradução de Endereços de Rede - NAT

NAT N:1

Se você estiver achando um pouco complicado entender a explicação anterior, não se preocupe, porque esse mecanismo é realmente complicado. Mas nós optamos por lhe explicar para que não fique parecendo “mágica” o fato de que várias máquinas podem acessar a internet usando apenas um endereço IP. Mesmo que não tenha entendido completamente a explicação, dá para você ter uma noção de como isso e possível. Portanto, de toda essa explicação sobre NAT N:1 você precisa realmente gravar apenas duas coisas:

  • O NAT N:1 permite que várias máquinas acessem a internet usando apenas um endereço IP, que tipicamente é o IP do roteador.
  • As máquinas da rede interna só podem receber dados das máquinas para quem ela enviou alguma coisa. Por exemplo, um navegador da rede interna pode enviar requisições para um servidor web e receber as páginas que solicitou. Mas não é possível, por exemplo, instalar um servidor web em uma máquina da rede interna e esperar que alguém da internet consiga conectar-se nela. Não vai conseguir!

A explicação do item dois é que as entradas na Tabela de NAT só são criadas quando a máquina da rede interna envia dados para a internet. Além disso, as entradas consideram IP e Porta. Portanto, se ela não transmitiu nada para uma determinada máquina (IP e porta), não existe nenhuma entrada referente a essa comunicação na Tabela NAT. Por isso o NAT N:1 às vezes também é chamado de NAT dinâmico.

Veja aqui a explicação em vídeo sobre o NAT N:1

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados