Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula

arrow_back Aula 10 - Tradução de Endereços de Rede - NAT

NAT N:1

Agora que sabemos o que são IPs públicos e privados, vamos aprender as diferentes modalidades de NAT existentes para atender às nossas necessidades na rede. Primeiramente, abordaremos o NAT N:1, que é usado quando temos várias máquinas de uma rede que utiliza IPs privados que precisam acessar a internet. N:1 significa que teremos N (diversas) máquinas acessando a internet através de apenas 1 endereço IP. Dizendo de outra forma, teremos N endereços IP (um de cada máquina) sendo traduzidos para apenas 1. Esse IP único será o IP do roteador.

Como estávamos discutindo no final da seção passada, quando mostramos as Figura 5 e 6, a simples tradução do endereço IP não permite o NAT N:1, pois os pacotes que voltam da internet são todos para o mesmo endereço IP de destino. Precisamos de algo que seja considerado juntamente com o endereço IP, de modo que torne os pacotes enviados por cada máquina da rede interna diferentes um dos outros.

Isso iria permitir identificar para qual máquina da rede interna o pacote é destinado. A informação que é utilizada junto com IP é o número da porta da camada de transporte. O roteador, além de fazer NAT no endereço IP, também faz NAT na porta, ou seja, ele troca o número da porta de origem por outro número de porta que ele mesmo gera.

Vamos ver isso com um exemplo, para tentar deixar as coisas mais simples. Tomando o mesmo caso mostrado na Figura 5, no qual as máquinas A e B enviam pacotes para a máquina com IP 60.6.6.6, utilizaremos a Figura 7 para vermos como ficam os pacotes enviados pelo roteador quando ele também considera o número da porta para realizar o NAT.

NAT  N:1 utilizando o número da porta junto com o IP

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados