Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores I / Aula
Embora tenhamos falado nesta aula que o NAT é utilizado para traduzir endereços privados para endereços públicos, nada impede de usar NAT para traduzir endereços privados para endereços privados. Isso não é muito comum, mas o NAT N:1 é algumas vezes utilizado desta maneira. Não vamos entrar em detalhes sobre esse tipo de uso, mas resumidamente normalmente se faz isso quando se cria uma nova rede e não existe rota para ela. A solução é fazer todas as máquinas dessa nova rede usarem o IP do roteador para se comunicarem, pois esse IP já pertencia à rede existente.
Veja na Figura 18 que existia uma rede com apenas duas máquinas, e foi adicionado um roteador sem fio, criando-se uma nova rede (máquinas 192.168.1.x). Supondo que não foram cadastradas rotas para essa nova rede sem fio, suas máquinas podem acessar a rede 10.1.1.x usando o IP do roteador (10.1.1.4) através de NAT N:1.
Naturalmente, para que as máquinas dessas duas redes possam acessar a internet, em algum ponto da rede, tipicamente no roteador que se conecta ao provedor, deverá ser feito NAT com IP(s) público(s).
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados