Cursos / Eletrônica / Técnicas de Instalação e Manutenção / Aula

arrow_back Aula 08 - Indicadores de manutenção

Total de Homens-Hora (HH) gastos em reparos de emergência

Apesar de existir uma clara recomendação de que as execuções de atividades em instalações elétricas, entre outras, tenham sempre um registro atualizado (por exemplo: ao trocar um disjuntor ou uma lâmpada deveria-se registrar o momento e o que foi atualizado), nem sempre existe uma política na empresa eficaz para a garantia dessa tarefa. Assim, quanto maior for a quantidade de pessoas realizando uma determinada atividade, maiores são as chances de que algumas informações a cerca dessa tarefa se percam, reduzindo a confiabilidade do sistema. A Figura 5 ilustra a possibilidade de execução de uma determinada tarefa por apenas uma pessoa, desde que se mantenha a relação homem-hora. Assim, se não se sabe quando uma peça foi trocada, quando ela novamente deverá ser substituída? É como se você trocasse o óleo de seu carro e não anotasse a data da troca. Entende?

Um homem que trabalha 8 horas é equivalente a quarto homens que somados trabalham 8 horas.

Nesse sentido temos o indicador HHE (Homens Hora gastos em reparo de Emergência) que nos permite avaliar se os riscos da não atualização dos dados técnicos da execução da manutenção são altos, comprometendo a confiabilidade do sistema.

$$ {\small H H E = \frac{Homens \ Hora \ gastos \ em \ reparos \ de \ emergência}{Total \ de \ Homens \ Horas \ aplicadas}} $$

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados