Cursos / Eletrônica / Técnicas de Instalação e Manutenção / Aula
Apesar de existir uma clara recomendação de que as execuções de atividades em instalações elétricas, entre outras, tenham sempre um registro atualizado (por exemplo: ao trocar um disjuntor ou uma lâmpada deveria-se registrar o momento e o que foi atualizado), nem sempre existe uma política na empresa eficaz para a garantia dessa tarefa. Assim, quanto maior for a quantidade de pessoas realizando uma determinada atividade, maiores são as chances de que algumas informações a cerca dessa tarefa se percam, reduzindo a confiabilidade do sistema. A Figura 5 ilustra a possibilidade de execução de uma determinada tarefa por apenas uma pessoa, desde que se mantenha a relação homem-hora. Assim, se não se sabe quando uma peça foi trocada, quando ela novamente deverá ser substituída? É como se você trocasse o óleo de seu carro e não anotasse a data da troca. Entende?
Nesse sentido temos o indicador HHE (Homens Hora gastos em reparo de Emergência) que nos permite avaliar se os riscos da não atualização dos dados técnicos da execução da manutenção são altos, comprometendo a confiabilidade do sistema.
$$ {\small H H E = \frac{Homens \ Hora \ gastos \ em \ reparos \ de \ emergência}{Total \ de \ Homens \ Horas \ aplicadas}} $$Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados