Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Eletrônica / Técnicas de Instalação e Manutenção / Aula
Caro aluno, ao quebrar um aparelho médico-hospitalar, o setor de Engenharia do hospital é acionado através de uma ordem de serviço, ou seja, o responsável pela manutenção é comunicado do problema e o é solicitado uma solução. Por sua vez, tal departamento deverá coordenar a alocação de pessoal técnico para a realização da tarefa. Assim, outro aspecto importante na análise da gestão de um setor de manutenção trata da recepção, organização e distribuição dos serviços. Esta tarefa pode ser auxiliada por programas computacionais disponíveis no mercado, denominados de CMMS - Computer Maintenance Management Systems.
Um dos indicadores utilizados para auxiliar no acompanhamento dos serviços é o Back Log ou também chamado de Carga Futura de Trabalho. O Back Log determina o percentual de HH (homens-hora) alocados para a execução de uma tarefa em relação ao total de HH disponíveis, como mostra a equação a seguir. Caso este indicador esteja muito alto, alguma tarefa pode ser inviabilizada. Por outro lado, com o Back Log muito baixo, a indicação é de que o setor pode estar com excesso de profissionais.
BackLog=Total de HH necessários para executar os serviços em carteiraTotal de HH disponíveis para executar os serviços/diaVersão 5.3 - Todos os Direitos reservados