Cursos / Automação Industrial / Atuadores / Aula
As regras gerais de instalação de válvulas também se aplicam às válvulas redutoras de pressão, além das seguintes:
Há vários conceitos errados acerca da válvula redutora de pressão, nenhum sendo mais grave do que fazer o tamanho da válvula igual ao diâmetro interno da tubulação. Invariavelmente, o tamanho correto da válvula redutora de pressão é menor do que a tubulação. Se esse procedimento não for adotado, a válvula redutora será sempre superdimensionada e haverá instabilidade em baixas vazões.
Para grandes variações de volumes de fluídos aduzidos, a operação de duas válvulas redutoras em paralelo pode ser a solução. Para grandes reduções de pressão, a operação de duas válvulas em série pode ser a solução.
Em hidráulica, um bypass de uma linha de água seria um caminho alternativo por onde se pode fazer fluir o líquido alternativamente a um caminho principal.
Ao ser colocada uma válvula redutora em operação pela primeira vez se faz necessário verificar a posição (aberta ou fechada) de todas as válvulas de bloqueio (stop) ligadas na instalação. Por sua vez devem ser eliminados o acumulo de óleo e sujeiras que podem danificar a válvula redutora. Também se recomenda abrir a válvula de bloqueio a jusante gradualmente, e em seguida abrir a válvula de bloqueio a montante, para proceder com o ajuste da válvula redutora.
Enquanto essa operação de abertura estiver sendo feita, observar o indicador de pressão da saída, evitando pressão excessiva que poderia aquecer ou danificar o equipamento. Quando a pressão ficar muito alta, ela pode ser facilmente controlada com uma válvula de bloqueio a montante.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados