Cursos / Automação Industrial / Atuadores / Aula

arrow_back Aula 09 - Pneumática

2.2.1 Precisão da regulação

Há uma relação definida entre a precisão da regulação e a capacidade da válvula redutora ou reguladora. A válvula redutora com mola deve ser ajustada enquanto passa uma vazão mínima. A pressão reduzida, obtida quando se aumenta lentamente a vazão até chegar à capacidade especificada, é uma medida da precisão da regulação.

Uma válvula redutora ajustada para entregar 600 kPa (Kilopascal) de pressão na vazão mínima possui precisão de regulação de 99%, logo ela entrega 598 kPa na capacidade especificada.

2.2.2 Sensibilidade

A sensibilidade de uma válvula redutora de pressão usa a resposta das variações da pressão e a mantém constante a despeito das variações de carga.

Atenção

Sensibilidade é diferente de precisão de regulação, pois enquanto a sensibilidade trabalha com a percepção da variável controlada (pressão), a precisão de regulação trabalha com o valor do erro percentual na regulação dessa mesma variável.

Para se obter a maior sensibilidade, as válvulas redutoras devem ser dimensionadas e selecionadas corretamente, instaladas e mantidas de acordo com as instruções do fabricante, de modo que suas peças internas se movam desimpedidas.

2.2.3 Seleção da válvula redutora de pressão

A determinação da melhor válvula redutora depende da aplicação. Devem ser respondidas as seguintes perguntas e seguidas as orientações:

  • Quais são as pressões máxima e mínima a montante? A pressão a montante (upstream) é também referida como pressão de entrada ou suprimento.
  • Qual a pressão a jusante a ser mantida constante ou qual a faixa ajustável da pressão reduzida desejada?
  • A pressão a jusante (downstream), ou pressão de descarga, ou ainda pressão reduzida, é a pressão na saída da válvula. O seu valor é determinado pelo processo. Quando a pressão regulada é fixa, o dimensionamento da válvula se baseia na pressão diferencial estabelecida pela mínima pressão de entrada. Se a pressão regulada é ajustável, a válvula é dimensionada de acordo com a mínima pressão diferencial disponível.
  • Quais as vazões mínima, média e máxima que passam pela válvula redutora? Deve haver vedação total na saída da válvula? A resposta a ambas as perguntas depende das características dos processos a serem controlados.
  • Uma válvula de vedação fecha totalmente, impedindo a vazão do fluido para a saída. Somente válvulas de sede simples podem prover vedação total. Nunca use válvula de sede dupla para reduzir pressão e simultaneamente vedar.
  • Não escolha o tamanho da válvula redutora apenas fazendo-o igual ao diâmetro da tubulação. Cada fabricante possui sua tabela propria da capacidade de redução de pressão.
  • Qual deve ser o tipo de conexão na qual a válvula será instalada? Essa resposta é determinada pela boa prática de tubulação e pelas condições reais de instalação. Se a válvula é rosqueada, é recomendado o uso de uniões em ambas as extremidades da válvula.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados