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arrow_back Aula 09 - Pneumática

2.2.13 Ruído hidrodinâmico

O ruído hidrodinâmico está associado à cavitação ou ao flasheamento, que são fenômenos semelhantes. Eles são evitados com tipo de válvula adequado (com alto fator de recuperação de pressão, FL). Em muitos casos, o ruído não é incômodo, embora a cavitação severa possa produzir ruído na faixa de 90 a 100 dBA ou mais.

O ruído da cavitação é causado pela implosão das bolhas de vapor no fluxo do líquido, o mesmo pode variar de um ronco de baixa frequência até um assobio de alta frequência. O assobio de alta frequência é devido à vibração da frequência de ressonância gerada pelo fluido cavitando.

Em qualquer caso, o problema não é o ruído, mas o desgaste das peças envolvidas, como a haste da válvula. Reduzindo ou eliminando a cavitação e seus danos, também será eliminado o ruído.

2.2.14 Ruído aerodinâmico

O ruído aerodinâmico é o real problema na válvula de controle e ele pode alcançar níveis de até 120 dBA. O ruído produzido pela turbulência do líquido é quase desprezível quando comparado com o ruído gerado pela turbulência gerada pela alta velocidade dos gases e vapores passando através da abertura da válvula.

Os mecanismos de geração e transmissão de ruído através das paredes da tubulação são altamente complicados e ainda não são totalmente compreendidos. Como resultado, a previsão dos níveis de ruído na válvula fora da tubulação ou na saída de exaustão ou ventilação é uma ciência não exata.

Há muita pesquisa nessa área e quanto mais se aprende, mais os métodos de previsão se tornam mais refinados e precisos. A geração do ruído, em geral, é uma função da vazão mássica instantânea e da queda de pressão através da válvula e para sua transmissão é necessário termos uma fonte de som, um meio através do qual o som é transmitido e um receptor. Dessa forma, cada um desses três parâmetros pode ser alterado para reduzir o nível de ruído. Em alguns casos, quando o ruído é causado por componentes da válvula vibrando, as vibrações devem ser eliminadas ou podem resultar em danos na válvula.

Em outros casos, quando a fonte de ruído é o assobio de uma estação de redução de gás, o tratamento acústico do meio do ruído é suficiente. Dependendo da amplitude do ruído aerodinâmico e assumindo que o dano na válvula não é um fator, o tratamento do ruído da válvula pode ser feito através do caminho ou na fonte.

Não há regra para escolher o caminho ou a fonte. Porém, em geral, se o ruído é menor do que 100 dBA, tanto faz cuidar do caminho ou da fonte. Ruídos acima de 100 dBA quase sempre requerem tratamento da fonte para solucionar o problema. Resolver esse problema de ruído não é fácil, pois sua solução envolve experiência e teoria.

2.2.15 Tratamento do caminho

O tratamento do caminho, como o nome implica, não faz nada para alterar a fonte de ruído. O objetivo do tratamento do caminho é atenuar a transmissão do ruído da fonte para o receptor (ouvido humano).

Há vários modos para reduzir o ruído cuidando do seu caminho de transmissão:

  • Usar paredes mais grossas na tubulação;
  • Instalar difusores, abafadores ou silenciadores;
  • Aplicar isolação acústica.

O tratamento do caminho nem sempre é mais econômico que o tratamento da fonte, e o seu custo deve ser avaliado para cada aplicação individual. Para instalações existentes, o tratamento do caminho é o mais usado, não porque seja a melhor solução, mas geralmente porque é o único viável. Este atenua o ruído de 6 dBA, dependendo ainda do diâmetro da tubulação.

Quanto mais alta a frequência de vibração, mais efetivo é o uso de materiais absorvedores de som. O revestimento interno da tubulação evita a reflexão e radiação das ondas de som. É importante selar todas as aberturas.

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