Cursos / Automação Industrial / Atuadores / Aula

arrow_back Aula 09 - Pneumática

1.2 Sobrepressão

Os sistemas de alívio de pressão fornecem os meios de proteção de pessoal e do equipamento de operação anormal do processo. Algumas das condições que causam aumento excessivo da pressão são:

  • Exposição ao fogo ou outras fontes externas de calor;
  • Aquecimento ou resfriamento de líquido bloqueado entre válvulas ou em alguma outra seção fechada do sistema, resultando em expansão hidráulica;
  • Falha mecânica de equipamentos normais de segurança, funcionamento inadequado dos instrumentos de controle, falha na operação manual, resultando em enchimento ou esvaziamento do equipamento;
  • Produção de mais vapor do que o sistema pode manipular, seguindo um distúrbio operacional;
  • Geração inesperada de vapor, resultando no desequilíbrio de energia do processo;
  • Reação química exotérmica e produção excessiva de gás do sistema.

A partir dessas situações e necessidades, as válvulas de alívio de pressão têm os seguintes objetivos:

  • Atender às normas e leis governamentais, incluindo o controle ambiental;
  • Proteger os profissionais de operação contra perigos causados por sobrepressão de equipamentos;
  • Minimizar as perdas de material durante e após um distúrbio operacional causado por uma sobrepressão rápida;
  • Evitar danos a equipamentos e propriedades vizinhos;
  • Reduzir os prêmios de seguro da planta.

1.3 Operação da válvula de alívio

As válvulas de alívio têm discos pressionados por mola, os quais fecham a abertura de sua entrada contra a pressão da fonte. O levantamento do disco é diretamente proporcional à sobrepressão acima da pressão ajustada.

Quando a pressão de entrada se iguala à pressão ajustada, o disco pode subir um pouco acima da sede e permitir a passagem de uma pequena vazão do fluido. Quando uma maior pressão se acumula na entrada, a mola é mais comprimida, fazendo o disco subir mais, aumentando a área de passagem e a vazão do fluido.

O levantamento gradual do disco com o aumento da pressão de entrada, através de toda a faixa útil da válvula, e a realização de sua capacidade de descarga total em 25% de sobrepressão, são as principais características da válvula de alívio. As válvulas de alívio devem ser dimensionadas e instaladas de modo que elas controlem a descarga do fluido e não sejam vítimas dessa descarga. Quando dimensionada corretamente, a válvula de alívio continua a descarregar até que a pressão de entrada caia de 4 a 5% abaixo do ponto de ajuste.

A diferença entre a pressão de abertura da válvula e a pressão de fechamento é chamada de blowdown. A válvula de segurança possui um anel ajustável para controlar o blowdown.

Essas propriedades diferenciam a válvula de alívio da válvula de segurança, cujo disco obtém seu levantamento especificado com pequena sobrepressão. A válvula de alívio, representada pela Figura 03, é usada principalmente para serviço de líquido.

Válvula de alívio

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados