Cursos / Automação Industrial / Atuadores / Aula
A primeira combinação entre os elementos de comando estudados é a partida direta de um motor. Esse método de acionamento tem como grande desvantagem a elevada corrente no instante que o eixo do motor inicia seu giro até ele atingir a sua velocidade nominal. Na Figura 09 apresentamos o desenho dos circuitos de força (a) e de comando (b) para um motor.
No circuito de força, temos a sequência de um contator (K1), em seguida, o relé térmico (FT1) e, finalmente, o motor. Para o circuito de comando, iniciamos com o contato fechado do relé térmico (FT1) (95 – 96). Do relé, passamos para o contato da botoeira B0 NF (11- 12), a qual permite que ocorra o desligamento do motor (stop), e depois passamos por B1, a botoeira de ligar NA (13-14), a qual inicia o processo de ligar o motor (starter).
Na mesma altura da botoeira aberta em paralelo, temos o contato K1 NA (13 – 14) com a função de contato de selo do contator K1. No final da linha de comando, temos a bobina do contator K1 (A1 – A2) alimentada na tensão de 220 V monofásica.
Assim, quando o circuito for energizado e a botoeira B1 for acionada, os contatos trifásicos K1 do circuito de potência irão se fechar, ligando o motor.
A inversão do sentido de rotação de motor trifásico ocorre quando é invertido o sentido do campo magnético em suas bobinas. Para se conseguir a inversão do campo, precisamos inverter duas fases, ou seja, fazer a troca entre duas fases do motor. Então, se a bobina “1” do motor estiver sendo alimentada pelas fases da rede elétrica “R” e “S”, basta inverter essas duas fases, que o motor girará em sentido contrário.
Como exercício, aproveitaremos o circuito da chave de partida direta do motor de 5 cv já citado e faremos a inversão do seu sentido de rotação. Para isso, veremos o circuito de potência e desenvolveremos o circuito de comando para essa chave, lembrando que devemos ter o cuidado de não permitir que o contator K2 ligue enquanto o outro contator K1 estiver ligado.
Ao desenvolvermos esse circuito de comando, devemos observar que são utilizados dois contatores (K1 e K2). Inicie copiando o circuito de comando da chave de partida direta, já apresentado, alterando-o de forma a atender a lógica da reversão. Como já foi mencionado, apenas um contator deve ser ligado por vez e não deve ser permitido ligar o segundo contator enquanto o primeiro ainda estiver ligado, e vice-versa.
Para atender a essa condição, utilizaremos apenas três botoeiras: para desligar, usaremos uma B0 e, para ligar, usaremos uma B1 no sentido horário e uma B2 no anti-horário. Além disso, precisaremos, também, colocar contatos de intertravamento na linha de comando de cada contator, de maneira a impedir sua energização. Esses contatos já foram explicados anteriormente.
Caso você não consiga desenvolver o circuito do comando da chave de partida direta como reversão, o circuito se apresentará da forma representada na figura 11:
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados