Cursos / Automação Industrial / Atuadores / Aula

arrow_back Aula 06 - Acionamento de motores elétricos de corrente contínua e alternada

1.7 Diagrama elétrico de uma chave de partida direta

Antes de descrever o diagrama elétrico da chave de partida direta, veremos algumas considerações sobre comandos elétricos.

1.7.1 Comandos elétricos de motores

Por definição, os comandos elétricos têm a finalidade de manobrar motores elétricos, os elementos finais de potência em um circuito automatizado. Entende-se por manobra o estabelecimento e a condução ou a interrupção de corrente elétrica em condições normais e de sobrecarga.

Para ler e compreender a representação gráfica de um circuito elétrico, é imprescindível conhecer a simbologia dos componentes básicos dos comandos, bem como sua finalidade. Alguns desses elementos são descritos a seguir:

  1. Selo: O contato de selo é sempre ligado em paralelo ao contato de fechamento da botoeira (Ligar). Sua finalidade é manter a corrente circulando pelo contator, mesmo após o operador ter retirado o dedo da botoeira. A Figura 03 ilustra o selo.


    Circuito elétrico de botoeiras com contato de selo

    Onde:

    B0 – Contato fechado da botoeira de desligar;

    B1 – Contato aberto da botoeira de ligar;

    K1 – Contato aberto (NA) do contator K1.

  2. Selo com dois contatos: Para se obter segurança no sistema, podemos utilizar dois contatos de selo, como mostra a Figura 04.


    Circuito elétrico do contato de selo duplo
  3. Intertravamento: Em algumas manobras, nas quais há dois ou mais contatores, utiliza-se o intertravamento para evitar curtos-circuitos entre as fases e funcionamento simultâneo indesejável de dois contatores. Nesse caso, os contatos devem ficar antes da alimentação da bobina dos contatores, como mostra a Figura 05.


    Circuito elétrico do contato de intertravamento

    Onde:

    K1- Bobina do contator e contato NF de K1;

    K2- Bobina do contator e contato NF de K2.

  4. Intertravamento com dois contatos em série: Os dois contatos de intertravamento, ligados em série, elevam a segurança do sistema. Eles devem ser usados ao serem acionadas cargas com altas correntes. A Figura 06 mostra esse tipo de procedimento.


    Circuito elétrico dos contatos de intertravamento em série
  5. Proteção do sistema: Os relés de proteção contra sobrecarga e as botoeiras de desligamento devem estar sempre em série, como mostra a Figura 07.


    Circuito elétrico de uma partida direta com proteção do relé térmico

    Onde:

    F2 - Contato fechado (NF) do relé de sobrecarga;

    B0 - Contato fechado (NF) da botoeira de desligar;

    B1- Contato aberto (NA) da botoeira de ligar;

    K1 - Bobina do contator.

  6. Intertravamento com botoeiras: O intertravamento também pode ser feito através de botoeiras. Nesse caso, para facilidade de representação, recomenda-se que uma das botoeiras venha indicada com seus contatos invertidos. Entretanto, esse tipo de ação não é aconselhável de ser realizado em motores que acionem cargas muito grandes, acima de 100 cv, pois as correntes que irão circular poderão provocar acidentes, caso haja uma falha. A Figura 08 exibe o intertravamento com botoeiras.

    Circuito elétrico de intertravamento entre botoeiras

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados