Cursos / Automação Industrial / Atuadores / Aula
Quanto ao circuito de comando dessa chave, que pode ser visto na Figura 18, temos a seguinte sequência lógica a ser atendida: a botoeira B1 liga a bobina do contator K3 e, quando K3 for ligado, o contato (13 – 14) dele ligará a bobina do contator K2. Após K2 ser ligado, o contato de K2 normalmente aberto (43 – 44) ligará a bobina do relé de tempo KT1.
Quando KT1 for energizado, será iniciada a contagem de um tempo pré-ajustado e, quando esse tempo for alcançado, o contato do relé (15 – 16) desligará a bobina de K3. Na sequência, quando K3 for desligado, ele permitirá que a bobina de K1 seja energizada. Depois que K1 for ligado, será aberto o contato fechado (21-22), desligando o K2.
A seguir, faremos um comparativo entre os dois tipos de chaves estrela-triângulo e a chave compensadora.
Com esse conteúdo sobre a simbologia dos componentes, encerramos a nossa sexta aula. Você estudou os diversos componentes que podem fazer parte das chaves de partida de motores elétricos, com suas características operacionais e suas especificações, e também aprendeu a selecionar os componentes para uma aplicação adequada.
Na próxima aula, continuaremos o estudo do acionamento dos motores ligados à rede de corrente alternada. Estudaremos as chaves de estado sólido, que utilizam a eletrônica de potência como elemento que substitui os contatores, os inversores de frequências e a soft starter. Até lá!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados