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Já criamos dois Materials no nosso projeto, chamados de Verde e Vermelho, ambos utilizando o Standard Shader e com a propriedade Albedo, a qual representa a cor base e foi configurada com a cor correta indicada pelo seu nome.
Uma vez que o Material está criado, você pode aplicá-lo a vários GameObject da sua cena, além de realizar mudanças na sua configuração.
Para atribuir um Material a um objeto da sua cena, primeiro adicione um novo GameObject nela, digamos um Cilinder. Observe a Figura 8.
Agora, na janela Project, entre na pasta Materials e arraste o Material “Verde” para cima do Cylinder, como mostra a Figura 9.
As mudanças realizadas em um Material afetam imediatamente todos os objetos da cena aos quais ele está associado. Isso significa que se você alterar o Material “Verde”, mudando, por exemplo, sua cor, todos os objetos associados a esse Material terão sua cor modificada. Caso você deseje que dois ou mais objetos tenham cores diferentes, então é necessário criar um Material para cada um desses objetos.
Você deve ter observado que os Materials criados usam o Standard Shader, como pode ser visto no Inspector (Ver Figura 10). Apesar de podermos usar vários outros tipos de Shaders, nesta aula estudaremos o Standard Shader, por ele ser bastante completo.
As propriedades que podem ser configuradas no Material (além de sua cor base) são determinadas pelo Shader utilizado. Nós estudaremos essas propriedades na próxima seção desta aula.
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