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arrow_back Aula 09 - Materials - Parte 1

Opções de um Material

Um Material com o Standard Shader aplicado tem diversas opções. Você já aprendeu a configurar algumas delas, como a cor e a textura. Vamos agora listar outras opções muito importantes:

  • Rendering Mode: Permite determinar se o objeto utiliza transparência e qual tipo;
  • Albedo: Determina a cor base de um Material, que pode ser uma cor sólida ou uma textura (Imagem);
  • Metalic: Determina a refletividade da superfície do Material, não necessariamente para objetos metálicos;
  • Smoothness: Determina o quanto a superfície é mais ou menos rugosa. Um espelho, por exemplo, tem um valor elevado tanto na propriedade Metalic quanto em Smoothness.
  • Normal Map: Permite escolher uma imagem especial que representa detalhes de superfície de um objeto;
  • Height Map: Similar ao Normal Map, porém mais utilizado para indicar, por meio de uma imagem especial, as maiores protuberâncias de uma textura. Imagine uma textura que é uma fotografia de uma areia de praia com uma pegada. Nesse caso o Normal Map seria outra imagem detalhando todos os grãos de areia e o Height Map seria outra imagem indicando que o local da pegada é mais baixo que o restante da textura. Isso ajuda no realismo da exibição da textura, simulando um aspecto 3D da superfície;
  • Occlusion Map: Uma imagem em escala que determina quais regiões da textura do Material recebem mais ou menos luz indireta. Isso cria regiões no seu Material que são naturalmente mais escuras e outras mais claras, ajudando ao Unity calcular melhor as sombras e melhorando o realismo da cena.
  • Emission: Controla a cor e a intensidade da luz emitida pelo Material. Com esse parâmetro configurado seu material é autoiluminado, ou seja, não necessita de outra fonte de luz para que seja visto na cena, além disso afeta os outros objetos ao redor.

Vocês devem ter percebido que o assunto de Materials é bastante extenso, mas como somos dedicados e pacientes aprenderemos mais detalhes de cada propriedade vista até aqui. Não esqueçam de recobrar as forças e até a próxima aula!

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