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arrow_back Aula 04 - Jogo Polygonal Rescue - Parte 2 - Objetos Coletáveis

Tags

No Unity podemos marcar qualquer GameObject com um tipo especial de propriedade chamado de Tag. Tags, no Unity, são configuradas por projeto e cada novo projeto do Unity vem com uma série de Tags por padrão, são elas: Respawn, Finish, EditorOnly, MainCamera, Player e GameController. Você pode usar essas Tags para marcar seus GameObjects livremente, porém também é possível adicionar novas Tags em um projeto. Para adicionar uma nova Tag em um projeto, escolha a opção no menu Edit -> Project Settings -> Tags and Layers, conforme mostra a Figura 17.

Figura 17 - Menu Tags and Layers.
Menu Tags and Layers.
Fonte: Captura de tela do Unity – Game Engine. Disponível em: https://unity3d.com/pt/. Acesso em: 23 fev. 2017

Logo após abrirá uma janela no local do Inspector com três listas: Tags, Sorting Layers e Layers. Por enquanto vamos dar atenção à lista de Tags. Clique no icone “+” e crie uma nova Tag colocando o nome “ItemColetavel”, veja na Figura 18.

Figura 18 - Nova Tag “ItemColetavel” adicionada.
Nova Tag “ItemColetavel” adicionada.
Fonte: Captura de tela do Unity – Game Engine. Disponível em: https://unity3d.com/pt/. Acesso em: 23 fev. 2017

Com a nova Tag ItemColetavel criada, podemos agora clicar no nosso Cubo e no Inspector, na opção Tag, escolhemos ItemColetavel (Figura 19). Isso marcará esse Cubo com essa Tag que poderá ser verificada durante a colisão para saber se o objeto deve ou não ser coletado. Essa Tag ItemColetavel será utilizada por todos os itens coletáveis no nosso jogo, não apenas pelo Cubo.

Figura 19 - Cubo sendo marcado com a Tag ItemColetavel (ver no Inspector).
Cubo sendo marcado com a Tag ItemColetavel (ver no Inspector).
Fonte: Captura de tela do Unity – Game Engine. Disponível em: https://unity3d.com/pt/. Acesso em: 23 fev. 2017

Na Figura 20 você pode ver nas propriedades do Cubo que ele está agora marcado com a Tag ItemColetavel.

Figura 20 - Cubo já marcado com a Tag ItemColetavel.
Cubo já marcado com a Tag ItemColetavel.
Fonte: Captura de tela do Unity – Game Engine. Disponível em: https://unity3d.com/pt/. Acesso em: 23 fev. 2017

Pronto! Agora podemos verificar no momento da colisão se o objeto que o personagem colidiu será realmente coletável caso ele possua essa Tag.

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