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arrow_back Aula 04 - Jogo Polygonal Rescue - Parte 2 - Objetos Coletáveis

Criando Objetos Coletáveis

O Cubo é criado em uma posição baseada no centro da câmera da cena atual, então é sempre uma boa prática aplicar o Reset da sua posição. Antes de posicioná-lo onde deseja, observe a Figura 3.

Após aplicar um Reset no Transform do cubo, posicione-o próximo ao personagem para realizar os primeiros testes.

Atenção!

Não esqueça de “levantar” o cubo (eixo Y) o suficiente para que ele fique imediatamente acima do piso da cena, flutuando de forma bem baixa e tomando cuidado para que o personagem consiga entrar em contato com o cubo quando se aproximar. Se você levantar muito esse cubo no eixo Y, o personagem passará por baixo dele e não conseguirá coletá-lo. A Figura 4 mostra o cubo posicionado na cena.

Uma boa prática a seguir e que lhe ajudará a manter os objetos coletáveis organizados na nossa cena é criar um GameObject vazio o qual agrupará todos os coletáveis como filho dele, parecido com uma pasta. Para isso vá em GameObject -> Create Empty, veja na Figura 5. Depois renomeie esse GameObject para “Coletáveis” e reset o Transform dele para que ele fique no centro da cena (posição 0,0,0).

Em seguida, adicione o Cubo criado anteriormente (nosso polígono a ser coletado) como filho de Coletáveis, arrastando com o mouse o Cubo para cima de Coletáveis, veja na Figura 6.


Atenção!

Algo importante a se observar é que como os Coletáveis apresentam uma posição (Transform position) e o cubo é filho dele, se eu movimentar Coletáveis todos os objetos filhos também se movem, porém o valor Position dos objetos filho permanece o mesmo, pois esse valor é a sua posição relativa ao pai (Coletáveis) e não à cena.

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