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arrow_back Aula 04 - Jogo Polygonal Rescue - Parte 2 - Objetos Coletáveis

Criando Coletáveis de Outros Tipos

Com nosso sistema de resgate de polígonos pronto (coleta de itens), podemos agora criar outros objetos para também serem resgatados pelo nosso personagem, de modo que não fiquemos presos somente a Cubos. Crie um objeto do tipo Cylinder, posicione-o no labirinto similar a um dos Cubos (próximo ao piso) e adicione nele também a Tag ItemColetavel. Agora duplique esse Cylinder algumas vezes e posicione as cópias em outros locais do labirinto, veja na Figura 23.

Inicie novamente o jogo e veja a possibilidade de coletar normalmente todos os itens, tanto Cubos como Cilindros, já que todos eles têm a Tag ItemColetavel. A Figura 24 mostra o jogo em andamento com alguns Polígonos já resgatados pelo personagem.

Esse sistema é muito poderoso, pois apenas requer que o objeto tenha essa Tag para ser considerado um objeto a ser resgatado pelo personagem. Assim você pode estender o seu jogo criando GameObjects bem mais complexos, por exemplo o modelo 3D criado em outros programas como o Blender, Maya ou baixando de sites especializados na Internet, bastando adicionar no objeto a Tag correta.

Se ainda não fez isso, aproveite agora para organizar seus GameObjects no hierarchy, movendo os Cilindros adicionados para cima do GameObject “Coletaveis” tornando-os filho dele, assim como os Cubos, conforme a Figura 25.

Salve sua cena e pronto! Temos nossa primeira versão do jogo. O personagem pode resgatar os polígonos 3D perdidos no labirinto.

Nas próximas aulas vamos implementar mais recursos no Polygonal Rescue, como a contabilização da pontuação do jogador, criação de múltiplas fases, etc. Bom, por hoje encerramos a nossa aula, lembrando que qualquer dúvida pode ser esclarecida nos encontros presenciais. Bons estudos e até a próxima aula!

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