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arrow_back Aula 03 - Jogo Polygonal Rescue - Parte 1

Materials

Materials são elementos do Unity que guardam informações de cor, textura, reflexão, etc. Um Material é criado como um Asset no Unity e pode ser adicionado a vários GameObjects, como Cubos, Esferas, Cilindros, Modelos 3D customizados, etc.

No Unity, um GameObject, por exemplo um Cubo, não tem simplesmente uma cor, na verdade ele tem um Material associado que apresenta as propriedades de aparência da superfície do objeto ao qual ele está ligado. A vantagem dessa abordagem é que um Material pode ser aplicado em diversos objetos ao mesmo tempo e qualquer mudança nesse Material se reflete em todos os objetos associados a ele.

Nas próximas aulas estudaremos sobre os Materials de forma mais avançada, entretanto para o nosso primeiro jogo utilizaremos a forma mais simples de Material, com apenas uma cor específica.

Precisaremos de 3 Materials: um é para personagem; outro é para as paredes e um último é para o piso.

Para criar um Material clique na pasta Materials que criamos no início do projeto, depois clique com o botão direito do mouse no seu conteúdo vazio e escolha a opção Create->Material (Figura 18). Renomeie o Material para “Mat Personagem”. Vamos utilizar esse padrão de nomenclatura com o “Mat” como prefixo dos Materials, mas isso não é algo obrigatório. A Figura 20 mostra como o Asset Material criado ficará no nosso projeto.

Criando o Material para o personagem. Material do personagem devidamente criado e renomeado.

Com esse Material selecionado, observe no Inspector que a cor padrão dele é branco. Clique nessa cor e escolha uma cor vermelha na janela de seleção de cor que irá aparecer (Figura 20).

Selecionando uma nova cor base para o Material do personagem.

Repare que os Materials têm várias propriedades as quais podem ser ajustadas. Você pode livremente experimentar mudar algumas delas, como o Metallic e Smoothness, e conferir o que ocorre. Ainda exploraremos melhor algumas dessas propriedades, não se preocupe!

O Material do personagem está pronto. No entanto a única coisa que fizemos foi criar um novo Asset do tipo Material dentro de uma pasta, ou seja, não informamos ao Unity que ele faz parte do personagem criado na cena. Para associar o Material ao personagem, arraste-o e solte-o em cima da esfera que representa nosso personagem (Figura 21). Repare que enquanto você arrasta o material para o personagem e o mouse passa sobre os outros GameObjects da cena, o Unity aplica temporariamente o Material ao GameObject com a intenção de obter uma visualização de como ele ficaria nele.

Aplicando o Material ao personagem.

Pronto, agora nosso personagem herói é uma linda esfera vermelha! :)

Caso deseje mudar essa cor, entãoclique no Material “Mat Personagem” para realizar a mudança que será automaticamente aplicada ao personagem.

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