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arrow_back Aula 15 - Jogo Farm Coins - Parte 2

Organizando os Objetos do Jogo

Iniciaremos a aula organizando os GameObjects que foram adicionados em nosso jogo na aula passada, na qual você criou o cenário inicial. Se durante a criação do cenário você simplesmente adicionou vários modelos 3D sem se preocupar com sua organização, então a janela Hierarchy deve estar parecida com a mostrada na Figura 1.

Bem bagunçada, não é mesmo? Não se preocupe, pois arrumaremos isso agora. No Unity, uma maneira fácil de organizar os objetos no Hierarchy é de forma... hierárquica!

Ok, o trocadilho foi ruim, mas a ideia é boa, vamos lá! Siga os passos:

  1. Crie inicialmente na raiz do Hierarchy três GameObjects vazios com os nomes “Cenario”, “Personagem” e “Moedas”.
  2. Mova todos os modelos 3D do cenário criado para cima do GameObject “Cenario” (pode selecionar vários ao mesmo tempo clicando no primeiro, segurando a tecla SHIFT e clicando no último da lista).
  3. Mova o FPSController para cima do GameObject “Personagem”.

Por enquanto, o GameObject “Moedas” ficará sem nada abaixo dele. Se fez tudo certo, o seu Hierarchy deve estar parecido com o exibido na Figura 2. Se expandir os GameObjects da raiz, você verá algo como mostrado na Figura 3.


Se você desejar, pode organizá-los ainda mais criando uma hierarquia de objetos dentro do Cenario. Você pode, por exemplo, agrupar os objetos por tipo, como cercas, pedras, plantas, ou pode, também, agrupar por regiões, tais como “Casa Principal”, “Primeira Ponte”, “Fazenda”, etc. Tudo depende de como você prefere localizar seus objetos futuramente, além de como está organizada a sua cena.

Atenção!

O Unity oferece completa liberdade para modificar a organização, entretanto é importante lembrar que, quando uma série de objetos está abaixo de um objeto específico, a movimentação, rotação e escalonamento desse objeto específico também mudará a posição, rotação e escala dos seus filhos (os quais estão abaixo dele). Então organize seu projeto de forma que esse comportamento seja útil para você, e não um problema.

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